[Análise] Roteador D-Link DIR-816L Wireless AC750 Dual Band Cloud

[Análise] Roteador D-Link DIR-816L Wireless  AC750 Dual Band Cloud

 

 

Atualmente estamos na era do “surround computing”, que nada mais é do que essa avalanche de dispositivos conectados à internet. Em 2020 teremos o estouro do conceito de “internet de todas as coisas”, que é a intensificação do termo surround computig, onde mais de 20 bilhões de dispositivos estarão conectados à rede.

E como esses dispositivos irão se basear principalmente nos padrões de conexão sem fio, um roteador wireless será cada vez mais importante, e ao mesmo tempo mais perigoso em posse de cibercrminosos, devido à falta de atenção dos usuários na hora da configuração, utilizando senhas fracas e deixando toda a segurança da sua “smart home” por exemplo em posse de um hacker ou cracker.

Além de uma grande variedade de novos dispositivos conectados à rede o conceito de nuvem privada também irá crescer muito nos próximos anos, em casos mais extremos para usuários que demandam um nível de armazenamento maior soluções em NAS é uma boa pedida, agindo como um servidor de dados para a sua rede privada. Mas nem todo mundo pretende compartilhar um número muito grande de dados, quer apenas adentrar no conceito deste tipo de nuvem, pensando nisso diversos fabricantes estão insistindo nos roteadores com suporte a acesso dos dados a distância, pela rede, criando uma “mini nuvem privada”. 

Recebemos o roteador D-Link DIR-816L Wireless AC750 Dual Band Cloud que oferece justamente esse conceito de você gerenciar o seu roteador a distância através do mydlink ou então acessar arquivos através de uma unidade de armazenamento espetada no próprio aparelho. Vamos conferir se vale a pena pagar um pouco mais caro por um produto com essas peculiaridades.

Design e primeiras impressões:

O roteador Cloud DIR-816L tem um design simples, nada de extravagante como costumamos ver em alguns modelos no mercado. Ele é retangular com inclinações nas laterais, na parte superior encontramos o logotipo da D-Link em alto-relevo e símbolo mydlink no canto inferior direito.

Esta tecnologia está presente em alguns produtos da companhia como roteadores, dispositivos de armazenamento e câmeras de vigilância IP, com esse recurso a D-Link permite que você acesse e controle todos os seus dispositivos com suporte ao mydlink cloud através de um aplicativo, disponível para Android e iOS. Usuários de Windows Phone acabam sofrendo com esses dispositivos com recursos via aplicativo, porque em quase todos os casos os fabricantes simplesmente ainda não desenvolvem para essa plataforma.

O recurso mydlink é útil mas a sua concepção é um pouco complicada, mesmo sendo de fácil acesso através do aplicativo, é necessário um cadastro para utilizar o serviço, e a criação desse cadastro por exemplo no roteador que estamos analisando é feita em uma das etapas de configuração do mesmo na rede, o clássico método de jogar o IP padrão do fabricante que na maioria dos casos costuma sempre ser 192.168.0.1 em algum navegador, adentrar com o login e senha padrão que encontra-se em alguma parte da embalagem do produto ou manual e então realizar as configuração necessárias. Hoje em dia a configuração de uma rede wireless é muito mais fácil que antigamente, o próprio menu de configuração da D-Link apesar de nada atraente é bastante funcional, facilitando a configuração, mas para usuários mais leigos que não irão configurar o aparelho e irão repassar a tarefa para um técnico ou outro encarregado, poderão deixar de lado a configuração do serviço mydlik. Seria bem mais intuitivo se dentro do próprio aplicativo a conta pudesse ser criada.

Retomando ao design do produto, na parte superior do roteador ainda encontramos os leds indicativos de funcionamento como o de power, se há conexão com a internet, se a conectividade wireless está ligada, e os quatro indicativos das portas LAN do roteador. 

Na parte inferior foram inseridas algumas saídas de calor, que completam o design e ao mesmo tempo ajudam na dissipação de calor do aparelho. Na parte de trás do roteador encontra-se todas as conexões disponíveis nesse modelo que são: um conector de energia, um botão de liga/desliga, uma porta internet (WAN), quatro portas LAN, uma porta USB e um botão WPS, além é claro das duas antenas de 5dbi, que infelizmente não são intercambiáveis, impedindo a troca por modelos de maior alcance. 

O DIR-816L AC 750 é um roteador Dual-Band, o que significa que ele compreende as frequências de 2.4 GHz e a frequência mais recente de 5 GHz provindas graças ao padrão 802.11ac (não deixe de conferir o nosso artigo sobre o assunto). E tudo é muito fácil para o usuário, basta apenas ligar a função wireless em seu smartphone por exemplo e buscar pelas redes dlink-47C4 e dlink47C4-5 GHz que são os títulos que a empresa atribuiu inicialmente para as redes de 2.4 GHz e 5 GHz respectivamente. Claro que a rede 5 GHz só irá aparecer se o dispositivo que será conectado também tiver suporte ao 802.11ac, mas atualmente isso tem se tornado cada vez mais comum, praticamente todos os novos smartphones e outros aparelhos contam com o recurso.

Caso o seu computador não tenha suporte ao 802.11ac será necessária uma placa de rede ou adaptador wireless com esse recurso. Durante nossos testes utilizamos um adaptador AC1200 da própria D-Link, com suporte também a dual-band, USB 3.0 e uma base com um conector USB para posicionar o adaptador um pouco mais distante do computador.

O seu funcionamento é bem simples, basta pluga o adptador na porta USB do seu computador instalar um driver de gerenciamento que encontra-se em um CD que também acompanha o produto e começar a utilizar sem nenhum problema. Com o driver instalado o adaptador ganha um gerenciador para as redes que estão no seu raio de alcance. Durante o primeiro Uso aproveitamos o botão WPS que encontra-se tanto no AC1200 como no roteador para que a conexão entre os dois fosse estabelecida de forma rápida e direta.

Utilizar o roteador no modo 5 GHz com certeza é a melhor pedida, dada a sua velocidade quando o roteador e o aparelho conectado suportam a tecnologia, e como os roteadores com essa frequência ainda estão ganhando o mercado de forma maciça, provavelmente na região onde você reside poucas pessoas contam com um aparelho com essa característica. Através de aplicativos como o Wi-Fi Analyzer por exemplo, você pode realizar um comparativo com as redes próximas a você conectadas a 2.4 GHz e as que estão conectas a 5 GHz a diferença será nítida, em alguns casos a sua rede ira imperar como a única naquela proximidade a utilizar a nova frequência. Mas também é uma questão de tempo para que os roteadores com suporte a 5 GHz caim no gosto dos consumidores, os preços estão cada vez mais baixos e mais e mais aparelhos estão vindo com suporte a essa conectividade. 

Caso onde você resida já existam diversas redes com suporte ao 5 GHz ou até mesmo as convencionais de 2,4 GHz a dica é verificar o canal mais utilizado pelas redes ao redor, e atribuir um diferente, todas essas dúvidas podem ser tiradas pelo próprio Wi-Fi Anayzer.

Desempenho e recursos:

Como mencionamos no início da análise o Roteador Cloud-DIR-816L AC 750 tem como diferencial o recurso de criação de uma pequena nuvem privada, através de um dispositivo USB e o gerenciamento da rede através de aplicativos.

Essas duas funções funcionam sem grandes problemas para os usuários, na primeira que é o compartilhamento de arquivos para criação da nuvem basicamente o que você precisar fazer é espetar algum dispositivo de armazenamento na porta USB do roteador e baixar o aplicativo mydlink Shareport, o aplicativo irá buscar algum dispositivo da D-Link com suporte ao recurso, no caso o DIR-816L e então já estará tudo pronto para acessar músicas, vídeos, fotos e pastas presentes na unidade USB. A reprodução dos arquivos é satisfatória, mesmo se locomovendo entre os cômodos e consequentemente a perda de intensidade do sinal a reprodução não teve nenhum engasgo tanto no modo 2 GHz como no 5 Ghz.

Já com o acesso ao mydlink será necessário criar um cadastro como mencionamos acima. Dentro do próprio menu de configuração do roteador esse formulário pode ser criado, basta apenas preencher com informações básicas como e-mail, senha, primeiro e ultimo nome aceitar os termos e pronto, um e-mail será enviado para a caixa de entrada do endereço atribuído a conta e então você deverá confirmarma-lo

Após confirmar a conta basta baixar o aplicativo mydlink e escolher a opção remoto, que no caso será utilizado para acessar o roteador a distância, se o acesso fosse para câmeras de vigilância poderia ser feito de forma local. Após escolher remoto e preencher com os dados da conta, automaticamente irá aparecer o ícone do roteador com o nome DIR-816L, e ao clicar algumas opções estarão disponíveis, como por exemplo saber quantos dispositivos estão conectados à rede naquele momento, visualizar o historio de páginas visitadas, desabilitar a conectividade sem fio a distância individualmente pelas frequências de 2.4 GHz ou 5 Ghz e mais algumas opções que são de fácil acesso e bastante funcionais. Tirando a parte do cadastro ter que ser feito diretamente no roteador o recurso é bem interessante. Além do aplicativo o serviço também pode ser utilizado através do próprio site do mydlink

Em relação ao alcance o DIR-816L não decepciona, as reproduções de vídeo via streaming por exemplo são bem gerenciadas pelo roteador sem engasgos comprometedores,  só conseguimos ter um nível de queda brusca a partir de 2 pontos de sinal, onde alguns travamentos comprometeram a reprodução. Em casos como estes seria bem útil a possibilidade de trocar as antenas por modelos com alcance maior.

Especificões Detalhadas:

  • Suporte a frequências de 2,4 GHz e 5 GHz
  • 5 portas Fast Ethernet 10/100Mbps, Wi-Fi AC750  
  • Velocidade Wi-Fi – até 750Mbps (433Mbps 5GHz 11AC + 300Mbps 2,4GHz 11N)
  • Botão WPS (Wi-Fi Protected Setup)
  • 1 x porta USB 2.0 (com suporte a tecnologia mydlink Shareport)
  • Padrões IEEE 802.11ac (draft), 802.11n, 802.11g, 802.11b, 802.11a, 802.3, 802.3u
  • Compatível com Windows 8/7/Vista/XP SP3 ou MAC OS X 10.4 ou superior
  • 2 x antenas externas com 5dbi
  • Dimensão de 151.6 x 112 x 30.5 m
  • 204 gramas    

 Conteúdo da embalagem:

Pontos Positivos:

  • Recursos interessantes para gerenciar uma pequena nuvem e compartilhar arquivo
  • Configuração intuitiva
  • Bom alcance de sinal.  

Pontos Negativos:

  •  Menu de configuração com aparência bem arcaica
  • As antenas não são intercambiáveis

Veredito:

O DIR 816L é uma boa solução da D-Link para os interessados em ingressar no conceito de uma nuvem privada, recursos como shareport e mydlink cloud complementam a boa experiência proporcionada por este modelo. Apesar da dificuldade que usuários mais leigos irão encontrar para configurar o serviço além de alguns problemas relacionados a alcance do sinal que poderiam ser facilmente minimizados se as antenas pudessem ser trocadas. Mas para os usuários que nunca experimentaram roteadores mais parrudos com suporte a Dual Band e Cloud o modelo da D-Link é uma boa pedida para conhecer todo esse novo segmento.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X