ANÁLISE: HyperX Savage de 64 GB

ANÁLISE: HyperX Savage de 64 GB

Com 30 anos de mercado, a Kingston é reconhecida por uma grande gama de produtos, principalmente aos relacionados a armazenamento, como memória RAM e SSD. Um dos produtos desse universo que mais a Kingston se consolidou ao longo dos anos foram os pendrive, com a linha DataTraveler como sua principal opção, em uma gama gigantesca de modelos e opções de armazenamento, alguns absurdos, como é o caso do DataTraveler Ultimate GT, lançado no ano passado em uma versão com 2 TB de capacidade.

Quem acompanha as notícias sobre tecnologia está ciente que nos últimos anos a Kingston vem dando cada vez mais espaço para a sua marca HyperX, que é uma divisão focada em produtos de alta performance. Seus periféricos para o público gamer (principalmente os headsets) são excelentes produtos. Evidentemente a Kingston não deixaria de apostar em pendrives mais requintados, em termos de performance, para essa linha. O único modelo lançado até então é o HyperX Savage, que oferece 4 opções de capacidade: 64 GB, 128 GB, 256 GB e 512 GB. Recebemos para análise o modelo com 64 GB.

HyperX Savage 64 GB

As principais características desse modelo são: design diferenciado e o uso do protocolo USB 3.1 Gen1, que, de acordo com a HyperX, permite que esse pendrive entregue 350 MB/s de taxa de leitura e 180 MB/s, de escrita (nos modelos com 128 GB, 256 GB e 512 GB, a taxa de escrita é 250 MB/s), tornando esse modelo uma opção interessante para a transferência de arquivos robustos, como filmes em 4K. Será que ele cumpre bem o seu papel? Confira abaixo as nossas impressões com o HyperX Savage de 64 GB.

Design

HyperX Savage

O HyperX Savage é um pendrive que não passa batido, o tradicional esquema de cores preto e vermelho em componentes para o público gamer já são elementos chamativos por sí, e no caso desse pendrive ainda há o tradicional X de HyperX ao centro.

Tanto o esquema de cores quanto esse X no meio estão totalmente de acordo com a marca, são referência à própria linha. Ao tirar a tampa na parte frontal é possível ver o conector USB com a ponta azul, padrão de identificação para os dispositivos USB a partir do USB 3.0.

Em termos de estrutura, há uma combinação de plástico emborrachado e metal – o X. Ele mede 76,3 mm x 23,48 mm x 12,17 mm. Na parte final do corpo em plástico está a legenda com a capacidade ( que no nosso caso é 64 GB), o LED indicador de atividade (bem que poderia ser vermelho, mas é azul) e a alça para encaixe em algum chaveiro, por exemplo.

Performance

Configuração utilizada no teste

  • Placa-mãe: Gigabyte Z370XP-SLI
  • Processador: Core i7-8700K
  • Cooler: Cryorig R1 Ultimate
  • Memória RAM: 2x 8 GB HyperX Predator RGB
  • Placa de vídeo: GTX 1080 Ti Founders Edition
  • SSD: WD Black NVMe de 512 GB e Colorful SL500
  • Fonte: Corsair CX650
  • Sistema: Windows 10 Pro 64-bit

Começamos com o o CrystalDiskMark, ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento. Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB, repetimos o procedimento 3 vezes. 

O HyperX Savage conseguiu superar a taxa de leitura e escrita sequencial prometida na embalagem.

Passamos agora para o USB Flash Benchmark, o software avalia a performance do pendrive em lidar com diversos tamanhos de arquivos, de 16 MB a 1K. Ao término da medição é gerado um link que pode ser aberto no navegador com os resultados:

Por último, fizemos a transferência de um filme em 4K (arquivo de 16,6 GB), entre o HyperX Savage e o WD Black de 512 GB, e vice-versa, cronometrando o resultado.

Transferência de 16.6 GB do WD Black de 512 GB para o HyperX Savage de 64 GB: 01: 45.21

Transferência de 16.6 GB do HyperX Savage de 64 para o WD Black de 512 GB: 01:19.79

Especificações

  • Marca: HyperX
  • Modelo: HyperX Savage
  • Capacidades: 64GB
  • Velocidade: 350MB/s para leitura, 180MB/s para gravação
  • Dimensões: 76,3 mm x 23,48 mm x 12,17 mm
  • Temperatura de Operação: 0°C a 60°C
  • Temperatura de Armazenamento: 20°C a 85°C
  • Compatível com a tecnologia anterior: USB 3.0 e USB 2.0

Pontos Positivos

  • Design
  • Qualidade da estrutura
  • Performance

Pontos negativos

  • Preço

Veredito

O HyperX Savage é um pendrive totalmente de nicho, seja pelo seu design diferenciado, performance ou preço. É um produto com uma proposta bem definida: entregar grande capacidade de armazenamento com excelente velocidade de leitura e escrita, e ele cumpre muito bem o seu papel, ficando acima das taxas estipuladas pelo fabricante.

No entanto, como não se trata de um produto lançamento, sua disponibilidade no Brasil é complicada. Encontramos apenas na própria loja da Kingston, o que não é um bom parâmetro para preços. As lojas oficiais sempre acabam cobrando mais por seus produtos. No caso do HyperX Savage de 64 GB ele está sendo vendido por R$ 476,10, à vista, ou R$ 517,52, parcelado. Salgado!

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X