Análise: Half Life 2

Por:
Análise: Half Life 2

Bom, para este review resolvemos fazer algo diferente que vi na guru3d, dois reviews simultâneos. Desta maneira você teria duas opniões sobre o jogo no lugar de uma. Isso evita a parcialidade do review.

gdh1

Depois de anos de espera, Gordon Freeman está de volta.

Half Life 2 chega ao mercado depois de longo atraso, inovando radicalmente e fazendo valer a pena quem se dispõe a enfrentar o complicado processo de compra online estipulado pela Valve.

Half Life 2 é a continuação da aventura do cientista Gordon Freeman, personagem que você controla durante o jogo. Muito pouco se sabe sobre o que aconteceu entre o período em que Freeman ficou ausente (final de Half Life 1 e o início de sua continuação). Para quem se lembra no final do Half Life 1 Gordon é capurado pelos agentes da Black Mesa e pelo G-man (que ninguém sabe ao certo quem é) . Você não consegue muitas respostas no decorrer de sua jornada a Black Mesa, o destino final de Gordon. O jogo é dividido em 15 capítulos, e seus objetivos são explicados no decorrer desses por seus aliados de uma forma bem direta e rápida, muitas vezes mal dá tempo de entender o seu próximo desafio e você já está no meio de um tiroteio. Isso torna o jogo muito interessante e passa uma sensação de estar totalmente envolvido com a trama.

gdh2O bom e velho gordon esta de volta a ação !
Como Comprá-lo ?

O jogo pode ser adquirido de duas formas: No modo convencional, a compra do jogo em formato CD-ROM requer a ativação do mesmo pelo Steam várias lojas no Brasil estão fazendo a pré-venda do game, mas tive noticias que algumas ja estão realmente vendendo o jogo. A outra opção é optar pela compra online, o que requer uma conexão a internet em banda larga devido ao tamanho do jogo (aproximadamente 4GB). Esse segundo método apresentou problemas a muitos usuários que não conseguiram completar o download ou mesmo registrar sua CD Key no sistema. Eu pessoalmente adquiri minha copia pelo Steam, mas tive a sorte de ir fazendo os pre loads gradativamente a medida que eram liberados, assim foi só liberar o game e sair jogando.

O JOGO

Trinitro

A interface do jogo é bem simples e fácil de se configurar. Logo que você começa a jogar percebe que os loadings são um pouco demorados, principal-mente se você tem menos de 512 mb de ram (não raro você tem aquelas travadas durante o jogo, o que irrita um pouco mas não chega a tirar a graça de jogar).

Quanto ao gráfico, prepare-se, é fantástico. As texturas de alta definição alinhadas aos modelos bem feitos e mapas detalhados impressionam qualquer um. A água é um show a parte. Consegue superar a qualidade da água

Rotciv

Logo nos minutos iniciais, o que chama mais atenção é o gráfico refinado do game. Os cenários são grandes e muito bem cuidados, os personagens tem texturas reais e trejeitos próprios. O cuidado foi tanto, que é possível notar a passagem do dia para a noite, ou o reflexo de casas e pontes refletida na água durante o jogo.

O som também não foi esquecido e atua como um dos responsáveis pela atenção fixa do jogador. Músicas só aparecem em certos momentos, dando um clima de tensão, e os sons de armas, veículos e até do Far Cry (que parece meio plástica as vezes). Reflexos, movimento, tudo colabora para a ilusão. Mesmo utilizando o Direct X 8.1 (placas geforce da serie Fx infelizmente se enquadram no dx 8.1 apesar de serem dx9) a qualidade é muito boa. mesmo a dublagem dos personagens são muito realistas.

gdh3

gdh4Directx 8

gdh5Directx 9
Hardware

Por Rotciv

Umas das maiores surpresas em relação ao Half Life 2, é que apesar de sua alta qualidade gráfica, ele não requer um PC tão potente para rodar satisfatoriamente. Um computador com configuração mediana e uma placa de vídeo com pelo menos 64MB de memória e suporte ao DirectX 8, já são suficientes para uma boa jogabilidade. Para desfrutar o máximo de efeitos que o jogo dispõe, uma VGA com 128MB e suporte total ao DirectX 9 são exigidos, bem com um processador mais potente e pelo menos 512MB de memória RAM

Comparar Half Life 2 com outros grandes jogos que foram lançados ao longo desse ano é inevitável. Doom 3 (Id Software) e FarCry (Crytek) junto com o Half Life 2 foram os melhores lançamentos de jogos Frist Person Shooters de 2004, e cada um se destaca por suas qualidades únicas. FarCry, o primeiro deles a ser lançado, revolucionou o mercado de games com sua qualidade gráfica, principalmente de seus cenários. São ilhas reproduzidas com perfeição, onde se pode observar as ondas quebrando na praia e florestas tropicais muito bem reproduzidas. As fases são longas e o jogador tem uma enorme área para explorar dentro delas. Doom 3 inovou na qualidade das texturas e principalmente nos efeitos de iluminação, reproduzindo um clima de terror constante durante todo o decorrer do jogo. Já em Half Life 2, o maior destaque fica por conta da interação do personagem com o cenário. Sua física é o que tem de melhor atualmente, além claro dos gráficos apurados e jogabilidade simples e objetiva. Em minha opinião pessoal, não acho que deve haver um vencedor entre eles, pois todos são ótimos jogos e inovaram em algum sentido.

Considerações finais

Por Trinitro

Em termos de jogabilidade HL2 não fica em nada atrás do Half Life original. O jogo que é bem rápido não deixa você se cansar tão facilmente. Jogar em modo deathmatch é extremamente divetido e rápido. Muitas vezes você mal tem tempo de reagir a uma mesa lançada em cima de você pelo adversário. As armas são precisas e a balista extremamente realistica, sendo que , a única coisa que eu diria que irrita um pouco é que por vezes você se prender em algo que esta no chão, seja uma cadeira ou oque for. Parece que ficou colado na coisa e dá algum trabalho para se soltar. Neste meio tempo você pode levar um tiro fatal. Nem mesma isso tira a diversão do jogo.

E no final fica a pergunta, devo comprar o jogo ? Afinal 99 reais é uma boa grana. Bom, na minha opinião, se você tem como comprar, compre. O modo single player é cativante, enquanto o deathmatch é adrenalina pura. O fato do game ser muito bem otimizado para as mais diversas configurações o torna ideal para quem tem um sistema de médio porte (uma gforce mx por exemplo). Assim, se você gosta de um bom shotter, com a possibilidade de jogar um bom deathmatch (sendo que o modo acabou de ser liberado, ainda tem apenas 2 mapas, logo haverão muitos mais) Half Life 2 é com certeza o jogo para você.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X