Análise: Canon A40

Por:
Análise: Canon A40

Depois da análise da câmera Kodak DX3215, iremos fazer uma breve analise da câmera Canon Powershot A40. Também possui zoom óptico de 3x, e mais um zoom digital de 2,5x, com resolução máxima suportada de 1600×1200 pixels (2 Megapixels).

Seu preço é em torno de 1300 reais, apenas um pouco mais cara que a kodak, e usa memórias do tipo Compact Flash, mais barata que a memória Secure Digital da DX3215.

A câmera possui boa quantidade de recursos. Possui os recursos básicos de qualquer câmera digital atual e grava filminhos com áudio em formato AVI com até 30 segundos de duração cada. Possui também controle manual de exposição e abertura da objetiva para os usuários mais avançados. Seus menus parecem um tanto quanto complicados no início, mas depois de uma lida rápida no manual, essa impressão desaparece.

As fotos por ela tiradas tem ótima definição de cores, e se ajustada corretamente, consegue tirar ótimas fotos até mesmo sob baixas condições de luz.

gdh1
gdh2
Como em toda câmera compacta, o flash não faz milagres, abrangendo uma área de até 3 metros aproximadamente.

gdh3
De cima pra baixo, os conectores da câmera. Acima é a conexão para o cabo USB (que também infelizmente usa um conector proprietário da Canon) e também para ligação direta com impressoras Canon compatíveis. Abaixo, a saída de áudio e vídeo, para você conectar a câmera na TV, e por último um conector para adaptador AC opcional.

A saída de TV é um recurso interessante, pois com ela você pode visualizar os vídeos gravados na câmera com áudio na TV e claro, visualizar as fotos gravadas na memória de maneira muito mais nítida que no pequeno visor LCD de 1.5″

gdh4
Acompanha a câmera um cartão CF de 8mb. Muito pouco, pois com ela você consegue tirar aproximadamente apenas 10 fotos em 1600×1200 e aproximadamente o dobro com resolução 1024×768. É altamente recomendável adquirir um cartão de memória extra, custa relativamente barato, e você conseguirá tirar muito mais fotos em campo. Por exemplo, com um cartão de 64Mb é possível tirar aproximadamente 100 fotos em 1600×1200.

Pilhas… outro problema. Essa câmera utiliza 4 pilhas pequenas. Acompanha junto com a câmera um jogo de pilhas alcalinas, mas descarte a hipótese de se trabalhar apenas com pilhas alcalinas. Duram muito pouco, principalmente se o display LCD estiver ligado, e custam caro. Se você for tirar muitas fotos, é altamente recomendável comprar um conjunto de pilhas NI-MH de no mínimo 1700mA/h e um carregador. Custa menos de 100 reais um dos conjuntos mais baratos, e ele se pagará em pouquíssimo tempo. Para se ter uma idéia, com um conjunto de pilhas alcalinas, é possível tirar em torno de 100 fotos usando flash com o visor LCD ligado. Utilizando pilhas NI-MH de 1700mA/h, é possível tirar em torno de 150 fotos nas mesmas condições.

Um problema que ocorria com a DX3215 (visor indicando carga baixa após tirar algumas fotos seguidas, utilizando pilhas alcalinas) também ocorre com esse modelo. Mas basta desligar a câmera e esperar um pouco para que tudo volte a normalidade, devendo ser dado esse “tempo de descanso” para a pilha toda vez que for tirada várias fotos em seqüência, até que a carga se esgote de vez. A programação da câmera não é perdida em cada troca de pilha, pois nesse caso, uma pequena bateria de lítio mantém o relógio interno da câmera e suas configurações.

Alguns exemplos de fotos:

gdh5Foto ao ar livre.

gdh6Foto utilizando o zoom óptico.

gdh7Foto utilizando o zoom óptico conjugado com o digital. A própria Canon em seu manual alerta que a qualidade da foto é degradada, quanto maior for a ampliação.

gdh8Foto usando o modo macro. Ela é capaz de focar objetos com distancia mínima de aproximadamente 16 centímetros. A qualidade e o nível de detalhes são muito bons.
Transferência.

A instalação da câmera é bem simples. Basta instalar os drivers da Canon (o Windows XP não possui drivers nativos) e plugar a câmera em uma porta USB livre. Será iniciado automaticamente o assistente de scanner e câmera do Windows, bastando selecionar as fotos desejadas na memória da câmera e indicar a pasta onde elas serão salvas. A velocidade de transferência é muito boa, demorando algo em torno de 2 minutos para transferir um cartão de 64Mb cheio.

Acompanha a câmera 2 CDs. Em um dos CDs acompanha drivers e um pacote de softwares bem interessante. Com o Canon Remote Capture é possível controlar a câmera através do computador para bater suas fotos, e com o Canon Photo Record é possível montar pequenos álbuns digitais no computador. No outro CD, acompanha um editor de fotos simples (ArcSoft Camera Suite 1.1), mas útil.

Até o momento a câmera não e compatível com o Mac OS X, mas creio que em breve a Canon lançará drivers para esse SO. Desconheço a compatibilidade dessa câmera com o linux.

Conclusão

É uma ótima opção, se tratando de câmeras nessa faixa de preço. Possui recursos que agradam até mesmo usuários avançados, não presentes em câmeras concorrentes. A qualidade das fotos é muito boa, e o tempo de duração da bateria está dentro da media de outras câmeras. Usa um formato de cartão de memória relativamente barato e popular. Só faltou a Canon anexar no kit um jogo de pilhas recarregáveis e carregador, como a Sony fez com sua câmera Cybershot DSC-P51, uma outra opção, com recursos semelhantes, porém, um pouco mais cara.

Links com outras analises (em inglês)
http://www.steves-digicams.com/2002_reviews/a40.html
http://www.dcresource.com/reviews/canon/a40-review/
http://www.imaging-resource.com/PRODS/A40/A40A.HTM

Nota do Editor: A Canon A40 faz parte da lista de compatibilidade do Libgphoto2, por isso também pode ser usada no Linux seguindo as instruções incluídas na análise da Kodak DX3215. Além de transferir as fotos através do cabo USB é possível usar um leitor de cartões compact flash que utilize o protocolo USB Storage, também suportados pelo Linux. Usando o leitor o cartão de memória pode ser montado como se fosse uma unidade de disco, permitindo ler, transferir, apagar e até mesmo copiar imagens e outros arquivos para o cartão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X