O C902 é baseado em um SoC Rockchip RK2818, que inclui um chip ARM9 de ARM 600MHz (um desempenho similar ao do HTC Dream G1), combinado por um chip auxiliar DSP550M e um decodificador dedicado, que oferece suporte a decodificação via hardware para diversos formatos de áudio e video, incluindo RM/RMVB, AVI, WMV, MOV, MKV, 3GP, MP4 e FLV a até 720p. Isso faz com que ele funcione muito bem como player de mídia, reproduzindo diretamente a grande maioria dos vídeos que jogar no cartão de memória. Se você está em busca de um player de vídeo compacto ele é uma opção bem interessante. Você pode usar tanto o player de vídeo pré-instalado quanto o Mobo Player, ambos oferecem suporte à decodificação via hardware do RK2818:
Isso leva a uma combinação peculiar, com um tablet que é lento em muitas tarefas (é quase impossível assistir a vídeos em flash integrados nas páginas web, por exemplo, já que a decodificação do Flash é feita via software) mas muito bom para assistir vídeos nos formatos suportados (a grande maioria dos arquivos que testei) que rodam sem falhas e com um baixo consumo de bateria. No geral, o desempenho é bastante competitivo em relação a smartphones mid-range, que também utilizam SoCs mais lentos, bastante surpreendente para um tablet deste preço.
As especificações falam em frequências de até 1.0 GHz para o RK2818, por isso não é difícil que logo apareçam ROMs alternativas que permitam aumentar o desempenho via overclock.
Além de relativamente rápido, este SoC oferece um baixo consumo de energia, o que combinado com a tela pequena, permitem que o C902 seja carregado diretamente via USB, diferente de outros modelos anteriores, que utilizam carregadores de 9V. Isso faz uma diferença muito grande na prática, já que você pode carregá-lo em qualquer lugar onde um cabo mini-USB esteja disponível, em vez de ser obrigado a carregar um carregador trambolhoso com você, como se estivesse levando um notebook.
Em algumas lojas online, é listada uma versão do C902 baseada no Rockchip RK2918, que é um SoC muito mais avançado, baseado em uma CPU Cortex A8. Não se sabe se este é apenas um erro de digitação, ou mais um caso de vendedores sendo “criativos” nas especificações ou se realmente existem duas versões do C902, uma baseada no RK2818 e outra no RK2918 (existe um abismo de diferença entre os dois SoCs, quase como comparar um Pentium 4 e um Core i7), mas posso dizer com certeza que esta versão que tenho em mãos é baseada no RK2818, com uma CPU ARM9 operando a 622 MHz.
Deixe seu comentário