Em relação ao layout físico, ele inclui botões físicos apenas para as funções de Power, Menu e Voltar, descartando os tradicionais botões de volume e o botão home, que foram substituídos por atalhos na barra de tarefas. Este arranjo tem seus inconvenientes, mas no geral ele é melhor do que colocar todas estas funções como botões laterais como encontrado em outros tablets chineses, onde é muito difícil lembrar de cor a posição de cada um.
O slot para o cartão microSD e o conector mini-USB ficam escondidos através de uma portinhola inconveniente, que fica em um ângulo de 90 graus quando aberta. Se você não for utilizar um cartão, é bem provável que você a acabe arrancando para ganhar acesso mais fácil ao conector USB.
Uma agradável surpresa é que, diferente da maioria dos outros chineses, que não vêm com memória interna de armazenamento, te obrigando a gastar mais em um cartão de memória, este vem com 8 GB internos, o que torna o preço especialmente atrativo. Um cartão microSD de 8 GB custa no mínimo uns 30 reais, o que corresponde a quase um quarto do valor total do tablet. Apesar da memória interna, ele mantém o slot para o cartão microSD, o que permite expandir o armazenamento para até 40 GB (8 GB + 32), o que permitiria que ele fizesse as vias de pendrive.
Uma observação é que a memória interna fica disponível através da pasta /mnt/sdcard e não /sdcard como seria mais comum.
É possível atualizar o software usando o utilitário disponível no http://www.acho.com/downc.asp?ID=3445. A página está em chinês, mas o botão de download está logo no topo da página e a processo de atualização é mostrado através de screenshots. Este pacote inclui também os drivers USB necessários para que você possa acessar o modo de depuração no Windows com ele ligado na porta USB.
No geral, o C902 é um aparelhinho bastante satisfatório se considerado o preço. Naturalmente, ele não se compara em desempenho ou em recursos com tablets ou smartphones mais caros, mas ele é uma opção bastante utilizável para quer um tablet portátil, organizador pessoal ou player de mídia. Essencialmente, ele pode ser usado para desempenhar praticamente as mesmas funções que qualquer smartphone com o Android, excetuando-se naturalmente as chamadas de voz e vídeo-conferência.
Se você está interessado no Android, mas não quer pagar 1000 reais ou mais por um smartphone, ele é uma opção a se considerar. Por este preço não existe muito o que se arrepender.
Deixe seu comentário