Embora o desempenho 3D não possa ser comparado com o de notebooks mais caros, com placas dedicadas, a Radeon X1100 oferece um desempenho 3D suficiente para rodar alguns jogos. Na melhor das hipóteses, você poderá dormir feliz sabendo que o seu notebook tem pelo menos o dobro do desempenho 3D de um Centrino com uma Intel GMA 950 onboard.
A tela também merece uma menção honrosa, com um bom contraste e uma boa reprodução de cores. O drive de DVD da Pioneer se mostrou bastante confiável, sobretudo ao reproduzir DVDs com o note sofrendo vibrações. Os drives da Pioneer são muito comuns em duplicadores e aparelhos de uso profissional em geral. Como eles são mais caros, não é muito comum encontrá-los em notebooks de baixo custo, de forma que ver um no 5050 foi uma boa surpresa.
Os pontos negativos surgem quando começamos a falar sobre o suporte no Linux. Como vimos, com exceção do suporte à webcam e ao leitor de cartões, todos os problemas são solucionáveis, mas seria melhor que a Acer investisse um pouco mais no desenvolvimento do BIOS e na seleção dos componentes, para que os problemas de compatibilidade não existissem em primeiro lugar.
De qualquer forma, desde que você esteja disposto a corrigir alguns problemas manualmente, seguindo as dicas que incluí na análise, o Acer 5050 acaba sendo uma boa opção de notebook de baixo custo, mesmo no Linux.
Deixe seu comentário