BIOS e erros no Memtest

Não existe limite para o volume de erros esdrúxulos que podem ser causados por bugs diversos no BIOS. Pesquisando na web por “Acer 5050 memtest”, você vai encontrar vários posts de usuários reclamando de erros no memtest neste modelo específico.

Os erros aparecem no teste 4 do memtest, que passa a exibir um ou mais erros a partir do endereço “00000000000″, que corresponde ao primeiro endereço do primeiro módulo de memória. Os erros persistem mesmo depois de substituir os módulos, de forma que muitos especulam que seja na verdade um defeito de projeto ou um bug do chipset.

Na verdade não é uma coisa nem outra. Excetuando-se os casos de defeitos reais nos módulos de memória, os erros do memtest no Acer 5050 são causados por um bug (mais um!) no BIOS da Acer.

Aparentemente, o erro se manifesta apenas no memtest, sem comprometer o uso normal do note. Mas de qualquer forma você pode corrigí-lo com um upgrade de BIOS. A atualização está disponível no:

Baixe o arquivo 3309.zip. Ele contém uma cópia do Winphlash e o arquivo com a atualização (um .zip dentro do .zip, que precisa ser descompactado). O arquivo inclui também uma cópia da versão MS-DOS do atualizador, de forma que quem não tem o Windows instalado e nem quer instalá-lo apenas para atualizar o BIOS, tem a opção de usar um CD-ROM de boot do FreeDOS.

Depois da atualização o Memtest passou a rodar sem exibir erros:

index_html_2b9f1b59

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X