Acer Aspire 5050

Acer Aspire 5050

O Acer 5050 é um notebook relativamente portátil, com tela de 14″, que está entre os modelos mais baratos que temos no mercado. Ele se enquadra na categoria “thin-and-light”, ou seja, é um notebook intermediário, que não é tão pesado quanto os desktop-replacement, mas também não chega a ser tão compacto e leve quanto os ultraportáteis. Ele é uma opção para quem precisa de um notebook de baixo custo, mas que seja relativamente compacto.

Assim como em outros notebooks de baixo custo, as opiniões se dividem. Ao mesmo tempo em que você vai encontrar muitos usuários satisfeitos, para quem o modelo atendeu as espectativas, você vai encontrar também um certo número de usuários insatisfeitos, que compraram este ou outros modelos similares da Acer e tiveram problemas diversos.

A principal dica que posso dar é evitar a compra de notebooks refurbished, sobretudo os que são importados do país vizinho. Eles são justamente aparelhos que apresentaram problemas, foram trocados dentro da garantia, consertados e foram colocados novamente à venda. Além de já terem algum uso (ou seja, não são exatamente aparelhos novos), a possibilidade de apresentarem problemas é maior. Os refurbished são também vendidos com uma garantia menor, de apenas 3 ou 6 meses (contra 1 ou 2 anos dos modelos normais), por isso a pequena diferença de preço geralmente não vale à pena. Existe uma grande oferta de notebooks refurbished da Acer no mercado, por isso é preciso uma certa dose de cautela ao comprar.

Mas, voltando ao assunto principal, aqui temos o sabatinado de hoje:

index_html_m6a811ec8

Este modelo usado no teste foi comprado na Hardstore (http://hardstore.com.br), que já forneceu componentes para outros reviews.

As especificações são as seguintes:

  • AMD Turion 64 MK-36 (single-core), 2.0 GHz, 512 KB de cache e TDP de 31 watts
  • Chipset: ATI RS480
  • RAM: 512 MB de DDR2 (atualizado para 1 GB)
  • Hard Drive: Hitachi de 80 GB (5400 RPM)
  • Tela: 14.1″ wide (1280×800) CrystalBrite
  • Video: ATI Radeon Xpress 1100 (onboard)
  • Drive Óptico: Pioneer DVD-RW DVR-K17RS
  • Wireless: Atheros AR5005G 802.11abg
  • Rede 10/100 (Realtek 8139) e leitor de cartões
  • Audio HDA e modem integrados ao chipset
  • Bateria: Li-ion, 6 células, 4000 mAh (a 11.1V), equivalente a 44.4 watts.

Aqui temos uma foto da etiqueta com as especificações, caso esteja curioso. O adesivo com o “?/” no teclado foi, naturalmente colado por mim mesmo; depois vou explicar o porquê :).

index_html_7ae9ad91

Embora não exista uma diferença considerável no preço, existe a opção de comprar o Aspire 5050 sem o Windows instalado. Nesse caso, ele acompanha uma cópia do “Linpus Linux” (http://www.linpus.com/) uma obscura distribuição comercial, baseada no Fedora, desenvolvida por uma empresa Taiwanesa. Além de fraco, o Linpus é brutalmente desatualizado, de forma que você não perde nada formatando o HD e instalando sua distribuição Linux favorita. A diferença de preço entre as versões Linux e Windows dos notebooks da Acer é de apenas 50 dólares, que é aproximadamente o valor pago pelos fabricantes pelas cópias OEM do Windows usadas em micros novos. A Dell, que recentemente passou a oferecer PCs com o Ubuntu, também oferece um desconto semelhante, de apenas 50 dólares.

Para quem usa Linux, qualquer economia é bem vinda, principalmente quando acompanhada da satisfação de comprar um notebook sem precisar pagar a “taxa Microsoft”. Mas, de qualquer forma, é importante enfatizar que a redução de preço por remover o Windows não é grande. Caso interesse, está disponível uma imagem de recuperação com o Linpus no http://global.acer.com/support/download.htm, juntamente com os drivers, manuais e atualizações.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X