Driver vazado do RTX Spark faz GeForce rodar em notebooks Snapdragon e muda cenário das eGPUs

Entusiastas descobriram que o driver ARM64 do RTX Spark pode ser adaptado para GPUs GeForce de desktop em notebooks Snapdragon, abrindo caminho para eGPUs no Windows on Arm.

Durante meses, uma das principais limitações dos notebooks com processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X2 Elite parecia praticamente definitiva: apesar do suporte ao USB4, a ausência de drivers GeForce para Windows on Arm impedia o uso de placas de vídeo NVIDIA externas. Essa percepção começou a mudar depois que membros do Reddit descobriram que os arquivos ARM64 distribuídos pela NVIDIA para o RTX Spark, plataforma voltada a desenvolvedores, podem ser adaptados para funcionar também com placas GeForce convencionais.

Os primeiros relatos indicam que a técnica já permitiu colocar uma GeForce RTX 5070 Ti em funcionamento como eGPU em um notebook Snapdragon, algo que até então era considerado inviável.  O experimento ainda está longe de representar suporte oficial da Nvidia, mas já demonstra que o obstáculo pode estar mais relacionado ao software do que às limitações do próprio hardware.

Índice

Engenharia reversa mostrou que o firmware já estava preparado

Attempting the first documented eGPU on Snapdragon X2 Elite (Zenbook A16 + RTX 5070 Ti via the RTX Spark ARM64 driver)
by
u/SpiteAlive in
eGPU


 

O caso ganhou destaque após o usuário SpiteAlive documentar todo o processo no Reddit.

Em vez de apenas instalar um driver modificado, ele investigou como seu ASUS Zenbook A16 descrevia o controlador USB4 no firmware. Segundo o relato, a análise da tabela DSDT/ACPI mostrou que o notebook já possuía a descrição necessária para o túnel PCI Express utilizado pelas eGPUs.

Essa descoberta eliminou a necessidade de modificar manualmente as tabelas ACPI, procedimento que costuma ser exigido em alguns projetos semelhantes.

Já nesse teste do canal ETA Prime a configuração é a seguinte:

  • ASUS Zenbook A16 com Snapdragon X2 Elite;
  • dock eGPU AOOSTAR AG03;
  • GeForce RTX 4060 Ti;

Segundo o relato, não foi necessário modificar o ACPI do notebook para que o conjunto funcionasse.

O verdadeiro problema nunca pareceu ser o USB4

Um dos aspectos mais interessantes da descoberta é que ela muda a interpretação sobre a plataforma Windows on Arm. Desde o lançamento dos primeiros notebooks Snapdragon X Elite, muitos usuários assumiam que a ausência de eGPUs era consequência de limitações do hardware ou do controlador USB4.

Os experimentos publicados pela comunidade sugerem outro cenário. Em alguns equipamentos, o firmware já descreve corretamente o túnel PCI Express necessário para dispositivos externos. O componente ausente era justamente um driver NVIDIA capaz de conversar com o sistema operacional ARM64, isso explica por que um driver destinado originalmente ao RTX Spark acabou despertando tanto interesse entre entusiastas.

Ainda existem limitações importantes

Apesar do avanço, o projeto continua sendo experimental.

Até o momento:

  • Os drivers utilizados pertencem à prévia destinada ao RTX Spark;
  • Ainda não existe uma lista ampla de notebooks compatíveis;
  • Desempenho, estabilidade, suporte a jogos, CUDA, NVENC e outros recursos ainda precisam ser avaliados de forma mais abrangente.

Mesmo sendo um experimento da comunidade, o caso representa uma mudança importante para o ecossistema Windows on Arm. Até poucos dias atrás, a ausência de drivers GeForce ARM64 fazia muitos usuários descartarem completamente a possibilidade de utilizar eGPUs nesses notebooks.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @williamrplaza Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!