Reino Unido processa a Valve em R$ 4,5 bilhões por “dominar o mercado”

A Valve, criadora de jogos icônicos como Half-Life e Portal (esse eu joguei tanto que perdia a noção do tempo) e proprietária da Steam, enfrenta um processo no Reino Unido.

Acusada de monopolizar o mercado de vendas digitais de jogos, a empresa pode ter que desembolsar £656 milhões em indenizações, equivalente a aproximadamente R$ 4,5 bilhões. Vicki Shotbolt, defensora dos direitos digitais infantis, apresentou a ação na quarta-feira (12), com apoio jurídico do escritório Milberg London. Nos próximos parágrafos trago mais detalhes sobre essa história.

Leia também
Rumor: Microsoft pode comprar a Steam por US$ 16 bilhões
Guia Completo: Como pedir reembolso na Steam

Valve é acusada de conduta desleal com a concorrência

Valve Faces £656M Lawsuit in UK Over Allegations of Overcharging PC Gamers  and More

Alega-se que a Valve prejudicou concorrentes e inflacionou preços de jogos, afetando cerca de 14 milhões de gamers britânicos.

Acreditamos que a Valve Corporation injustamente suprimiu a competição no mercado de jogos para PC e conteúdos relacionados, fazendo com que os consumidores do Reino Unido pagassem mais por esses produtos […] Eles também não podem estabelecer condições comerciais desleais para evitar ou restringir a concorrência“, declara Vicki Shotbolt.

O litígio aponta que a Valve impõe aos estúdios e desenvolvedores uma taxa de 30%, considerada exorbitante e responsável por elevar os preços dos jogos. Além disso, a empresa é acusada de forçar as desenvolvedoras a aderirem a uma cláusula de paridade de preços, proibindo-as de vender jogos mais baratos em outras plataformas. Tal prática limitaria ofertas diversificadas e manteria preços elevados.

A Valve também é criticada por exigir que expansões, DLCs e conteúdos adicionais sejam adquiridos exclusivamente na Steam, uma estratégia vista como venda casada. Enquanto o caso segue em julgamento no Reino Unido, vale lembrar que a Valve já foi condenada a pagar US$ 2,4 milhões na Austrália em 2021, por políticas de reembolso questionáveis.

E você, o que acha disso tudo? Será que a Valve realmente agiu de maneira desleal para prejudicar a concorrência? Ou a Steam é simplesmente tão boa que não existe concorrência para ela?

Fonte: BBC

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!