Alunos brasileiros criam protése de mão que usa inteligência artificial e vencem prêmio

#notícias

Nesta semana aconteceu a cerimônia de premiação do INOVAFEI do 1º semestre de 2023, evento da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) que reconhece e premia os Trabalhos de Conclusão de Curso mais inovadores de graduação, desenvolvidos por alunos de todos os cursos da instituição.

O projeto vencedor da categoria inovação, a principal da noite, foi o Sheikah Arm, dos alunos de Engenharia de Automação e Controle da FEI. O Sheikah Arm é um protótipo de prótese mioelétrica de mão desenvolvida em uma impressora 3D.

“A prótese que nós construímos usa inteligência artificial para detectar o movimento que as pessoas querem fazer. Isso é algo pouco encontrado no mercado, podemos dizer que é um diferencial do nosso projeto.

O uso de IA (Inteligência Artificial) na prótese faz com que o processo de adaptação seja mais rápido e os movimentos mais naturais com uma prótese mais independente”, destaca Ricardo Matheus, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

A ideia da prótese é que a intenção do usuário seja detectada pela utilização de técnicas de aprendizado de máquina para o reconhecimento de padrões de sinais mioelétricos de superfície.

Para o grupo, a prótese de mão é uma necessidade vital para a sociedade, pois promove inclusão e qualidade de vida aos indivíduos amputados. Além de restaurar habilidades perdidas, proporciona autonomia, autoestima e igualdade de oportunidades, assegurando a participação plena na sociedade.

Em 2023, os alunos trouxeram para o INOVAFEI alguns projetos que buscam solucionar desafios da sociedade nas áreas de saúde, mobilidade, energias renováveis, logística e administração, com foco em inovação e tecnologia alinhadas as principais tendências de cada um dos cursos da instituição.

Tradicionalmente, o INOVAFEI acontece a cada semestre e é dividido em três etapas, sendo a primeira delas a exposição de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso da FEI. Na segunda parte, ocorre a avaliação virtual e, por fim, a cerimônia de premiação.

Todos os trabalhos que foram expostos pela FEI no 1º semestre de 2023, estão disponíveis para acesso no site do evento.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)