Novo gerenciador de tarefas

Salvo algumas novas abas adicionadas, o gerenciador de tarefas pouco mudou desde o Windows NT 4.0 (1996) até o 7 (2009). No Windows 8 ele passou por uma reformulação radical. Mantém basicamente as mesmas abas, mas o visual foi renovado e alguns aprimoramentos interessantes foram feitos:

Gerenciador de tarefas

 

Na aba Desempenho ele serve como um monitor de recursos simplificado, permitindo ver rapidamente o uso do processador, memória, discos e rede.

Gerenciador de tarefas

 

Na aba Inicializar ele serve para o propósito do antigo msconfig (que aliás ainda existe), permitindo desativar ou reativar novamente os programas que são iniciados junto com o Windows. A aba Serviços permite iniciar e parar os serviços sem precisar ir para o console de gerenciamento específico (services.msc).

A primeira guia, Processos, lista tanto os aplicativos modernos como os comuns. Ela lista os programas pelo nome amigável. Para vê-los pelo nome do executável, vá para a aba Detalhes.

No menu Arquivo ainda há o item Executar nova tarefa, que abre a mesma tela do Executar (Win + R). Ela tem uma caixinha de marcação para rodar o processo como administrador, facilitando as coisas dependendo do caso. Assim como o Windows Vista e 7, no Windows 8 os administradores também rodam com acesso limitado por padrão. O UAC controla essas permissões. Veja meu artigo sobre o UAC na época do Windows Vista para mais detalhes. Ele foi aprimorado de lá para cá, mas em essência continua o mesmo.

O gerenciador de tarefas pode ser aberto de diversas formas. Chamando o taskmgr.exe, clicando com o direito na barra de tarefas e a seguir em Gerenciador de tarefas… Ou com o clássico Ctrl + Alt + Del.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X