PoE caseiro e hacks

Outra dica é que no padrão 100BASE-TX são usados apenas os pares laranja e verde para transmitir dados. Você pode tirar proveito disso para fazer um cabo mini-crossover para levar na sua caixa de ferramentas, usando apenas os pares laranja e verde do cabo. De um lado a pinagem seria: branco com laranja, laranja, branco com verde, nada, nada, verde, nada, nada; e do outro seria: branco com verde, verde, branco com laranja, nada, nada, laranja, nada, nada:

Cabo cross de emergência, feito com apenas dois dos pares do cabo

Cabo cross de emergência, feito com apenas dois dos pares do cabo

Este é um cabo fora do padrão, que não deve ser usado em instalações, mas, em compensação, ocupa um volume muito menor e pode ser útil em emergências.

O fato de serem utilizados apenas dois dos pares, deixa margem para que (desde que você não se importe em ficar limitado aos 100 megabits) utilize os outros dois pares para linhas de telefone, ou mesmo para alimentação elétrica de um switch ou ponto de acesso do outro lado do cabo em situações onde isso for conveniente, como quando precisar alimentar um ponto de acesso instalado no telhado, por exemplo.

Nesse caso, você usaria o par azul e/ou marrom do cabo de rede para transmitir corrente contínua (com a tensão gerada pela própria fonte do dispositivo, usando um dos pares apenas como uma extensão do fio), que diferente da corrente alternada, não prejudica de forma significativa a transmissão de dados nos pares vizinhos. Você pode tanto usar um único par, com um fio para o positivo e outro para o negativo, ou usar os dois fios de um dos pares para o positivo e o outro par para o negativo.

Os pares usados para a transmissão de energia são nesse caso cortado nas duas extremidades e usado apenas para a transmissão de energia (e/ou para a linha de telefone), sem entrar em contato com as placas de rede, que recebem apenas os dois pares usados para dados:

Existem também algumas soluções prontas (como o par de conectores da poto da direita, que incluem conectores de energia) mas eles trabalham sob o mesmo princípio, separando um dos (ou ambos) os pares para o conector de energia. Eles são geralmente chamados de “passive PoE”, muito embora ão tenham nada a ver com o IEEE 802.3af, que é o padrão ratificado do PoE.

Em ambos os casos, tenha em mente que os cabos cat5 possuem uma resistência de cerca de 3 ohms para cada 33 metros, o que significa que em um cabo longo a tensão que chegará do outro lado será consideravelmente menor que a de entrada. Na grande maioria dos casos funciona sem problemas, mas ao usar cabos longo podem haver casos em que você pode precisar substituir a fonte por outra com uma tensão de saída mais alta para compensar a perda. Outra dica é que a resistência cai drasticamente ao usar um par para o positivo e outro para o negativo (dois fios para cada) em vez de usar um único par para as duas coisas (um fio para cada), fazendo com que a queda de tensão seja reduzida praticamente pela metade.

Use um multímetro para medir a tensão do outro lado do cabo (com o dispositivo ligado, para medir a tensão com carga) para verificar qual tensão está efetivamente chegando e assim poder calcular de quanto precisa. Você pode também calcular os valores teóricos usando a calculadora do http://blog.fosketts.net/toolbox/power-ethernet-calculator/

Estas soluções caseiras ainda são usadas, mas estão saindo de moda em função do Power over Ethernet, que cumpre o propósito de uma forma mais moderna e padronizada, e sem abrir mão da compatibilidade com o gigabit Ethernet.

Outro componente que pode ser útil em algumas situações é o conector de loopback, que é usado por aplicativos de diagnóstico para testar a placa de rede. Ele é feito usando um único par de fios, ligado nos contatos 1, 2, 3 e 6 do conector, de forma que os dois pinos usados para enviar dados sejam ligados diretamente nos dois pinos de recepção, fazendo com que a placa receba seus próprios dados de volta:

Conector de loopback

Conector de loopback

A pinagem do conector de loopback é:

  1. Branco com laranja
  2. Laranja
  3. Branco com laranja (retornando)
  4. nada
  5. nada
  6. Laranja (retornando)
  7. nada
  8. nada

Ao plugar o conector na placa de rede, você notará que o link da rede é ativado. Ao usar o comando “mii-tool” no Linux, por exemplo, você teria um “eth0: no link” com o cabo de rede desconectado e passaria a ter um “eth0: negotiated 100baseTx-FD, link ok” depois de encaixar o conector de loopback.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X