Índice - Tutoriais

Configurando redes wireless no Linux, parte 1

Criado 21/fev/2008 às 16h50 por Carlos E. Morimoto

12

Introdução

Configurar uma rede wireless no Linux já foi bastante complicado, mas, conforme a tecnologia foi amadurecendo e se popularizando, a qualidade dos drivers melhorou e surgiram diversos utilitários amigáveis de configuração.

No Ubuntu, você pode se conectar a redes wireless rapidamente utilizando o networkmanager, que se propõe a oferecer uma ferramenta unificada para se conectar a redes wireless e redes cabeadas e chavear entre elas.

Clicando sobre o ícone ao lado do relógio, você tem acesso à lista das redes disponíveis. Clicando sobre a rede desejada você tem acesso à janela de autenticação, onde é fornecida a passphrase da rede. Existem opções para escolher o padrão de encriptação (WEP, WPA ou WPA2) e o algoritmo de criptografia usado (TKIP ou AES), mas eles são normalmente detectados automaticamente:


index_html_m2f7c8f26
index_html_7c29b653

A passphrase da rede é salva de forma segura usando o gnome-keyring, que pode ser usado também para armazenar outras informações. Você define uma senha de acesso, que precisa ser digitada a cada boot para destravar o keyring e, a partir daí, você pode se conectar a qualquer uma das redes wireless já configuradas sem precisar digitar a passphrase novamente.

Para conectar a um ponto de acesso configurado para não divulgar o SSID, use a opção "Conectar-se a outra rede sem fio" e especifique o SSID da rede, juntamente com o sistema de encriptação usado no menu seguinte:


index_html_m47edd2f9

A opção "Criar nova rede sem fio" permite criar uma rede ad-hoc, o que é muito útil para criar redes temporárias entre vários notebooks no mesmo ambiente.

O networkmanager salva a configuração das redes a que você já se conectou e passa a monitorar as redes disponíveis de forma contínua, tentando se conectar a elas automaticamente, escolhendo sempre a rede mais rápida ou com o melhor sinal:


index_html_3890b6ee

Ao conectar o cabo de rede, ele chaveia para a rede cabeada automaticamente, caso um servidor DHCP esteja disponível, e volta a procurar pelas redes wireless quando o cabo é desconectado.

Para alguém que carrega o notebook para cima e para baixo e se conecta a diversas redes diferentes ao longo do dia, este recurso é bastante prático, mas em diversos casos ele pode se tornar indesejável, como em casos em que o PC fica continuamente conectado a uma única rede ou caso você precise manter mais de uma interface de rede ativa continuamente (no caso de um PC que compartilha a conexão, por exemplo).

Para desativar o chaveamento automático, acesse a opção "Configuração manual..." no menu de seleção de redes, acesse as propriedades da placa wireless e desative a opção "Habilitar modo de roaming", definindo em seguida a configuração manual da rede:


index_html_340305a2

A partir daí, o sistema fica conectado apenas à rede definida e o applet ao lado do relógio deixa de mostrar as redes disponíveis. Para se conectar a outra rede, você deve acessar a janela de configuração e alterá-la manualmente.

Para voltar ao comportamento padrão, acesse novamente a opção "Configuração manual" e volte a ativar a opção "Habilitar modo de roaming" nas propriedades da interface:


index_html_7be19c3b
index_html_56579a3e

Apesar do networkmanager ser normalmente associado ao Ubuntu e ao Kubuntu (que usa o knetworkmanager), ele está disponível também para uso em outras distribuições. Ele é na verdade composto por dois pacotes: o "networkmanager" propriamente dito, que inclui o daemon que fica residente, monitorando as interfaces de rede (e atualizando a configuração) e o "networkmanager-gnome" (ou o "knetworkmanager", no caso do KDE), que é a interface de configuração, mostrada no desktop.

Nas versões recentes do Fedora, por exemplo, os dois pacotes vem instalados por padrão, prontos para serem usados, mas é necessário ativar o serviço manualmente, usando os comandos:

# service NetworkManager start
# service NetworkManagerDispatcher start

(note o uso dos caracteres maiúsculos)

Assim que o serviço é iniciado, você notará o surgimento do ícone ao lado do relógio, mostrando as redes disponíveis. Para que o serviço passe a ser ativado automaticamente durante o boot, ative-o na configuração do chkconfig:

# chkconfig --level 345 NetworkManager on
# chkconfig --level 345 NetworkManagerDispatcher on

Continuando, temos o Mandriva, que possui um utilitário próprio de configuração, integrado ao Mandriva Control Center, dentro da opção Rede & Internet > Centro de rede.

Desde que a placa wireless tenha sido detectada pelo sistema (e o transmissor esteja ativado) ele mostrará as redes disponíveis, permitindo que você escolha a qual se conectar:


index_html_761c85fa

Na tela seguinte, indique o tipo de rede à qual está se conectando na opção "Modo de operação" (use "Gerenciado" para se conectar a uma rede em modo infra-estrutura, ou "ad-hoc" para se conectar a uma rede ponto a ponto) e, na opção "Chave criptográfica", indique o sistema de criptografia usado na rede, seguido da passphrase de acesso.

Use a opção "Chave WPA pré-compartilhada" para se conectar a uma rede WPA-PSK, ou "WEP Restrito" para uma rede com WEP. Não existe a opção para se conectar a uma rede com o WPA-Enterprise, mas veremos como fazer a configuração manualmente mais adiante.

Outra opção é usar a opção "Configurar uma nova interface de rede > Wireless". Ela abre um wizard que mostra as mesmas opções na forma de uma série de perguntas:


index_html_9d8ad78
index_html_12cb5bf7

12 comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 21/fev/2008 às 16h50

Comentários

Muito bom
Criado 22/abr/2012 às 22h26 por Otávio Vitor Brito
O melhor conteudo sobre wpa_supplicant que eu achei.
wpa_passphrase sem senha
Criado 12/jan/2012 às 16h49 por Rafael (anônimo)
Oi Pessoal, estou querendo configurar o wpa_passphrase, mas sem informar a senha. Nesse caso, trata-se de uma rede escolar, e ela foi configurada sem uma senha de acesso.
Como eu poderia resolver essa questão?
2 horas em vão
Criado 24/nov/2011 às 19h27 por geovana (anônimo)
Eu não consegui configurar essa droga, estou p da vida.
100% funcional
Criado 20/set/2011 às 11h46 por renan (anônimo)
Muito legal essa explicaçao, fiquei algum tempo tentando conectar pelo iwconfig na rede com encryptacao wpa2 hehehehe. abraço
Ubuntu não reconhece rede Wireless
Criado 13/ago/2011 às 15h03 por Natalia Opazo (anônimo)
Toda vez que eu tento conectar a conexão Wireless o Ubuntu não reconhece, aparece como se não tivesse nenhuma, e eu sou obrigada a usar a conexão com fio... tem como ajudar?
porcaria
Criado 9/ago/2011 às 23h08 por jossefina (anônimo)
essa merda nao funciona
Mandriva não reconhece reve wireless
Criado 22/jul/2011 às 16h10 por Jean Carlos (anônimo)
O meu not não reconhece as redes wireless...Eu uso mandriva, aparece Wlan mas sem nenhuma rede e não consigo ter acesso, Só com fio(cabo). o que tenho que fazer?
Obteve sucesso? por frotafernanda
dell inspiron 1428
Criado 10/fev/2011 às 11h20 por cicero(ciceropereira1984@oi.com.br (anônimo)
pessoal tou precisando de ajuda, o fedora 14 não teve jeito de reconhecer a placa de rede wriless, baxei pacotes tentei no gerenciador e nada, fiz esse passo a passo, + diz que o NetworkManagerDispatcher não foi encontrado, tentei baixar e nada. se alguem souber de algum metodo pra ativar me ajude por favor, grato desde de ja
wifi,ubuntu e ipod touch
Criado 18/dez/2010 às 23h48 por alexandre (anônimo)
Criei uma rede sem fio com o networkmanager e instalei os drives proprietários em Sistema->Administração->Drives de Hardware,o IPod Touch reconheceu a rede,porém não consegui acesso a internet pelo pelo mesmo.Alguém sabe como solucionar o problema?
Problemas Solucionados!
Criado 21/out/2010 às 21h47 por Renan Santos Pantoja (anônimo)
Muito show resolveu meu problema!