Regras e priorização

O DD-WRT inclui uma série de filtros L7 pré-configurados, que permitem criar rapidamente regras para a maior parte das aplicações. Em vez de serem baseados em uma simples faixa de porta ou outra regra estática, os filtros L7 atuam monitorando o fluxo de dados e buscando por padrões de uso relacionados a cada aplicativo. Graças a isso, eles são muito difíceis de burlar do lado do cliente, acabando com os problemas em limitar o tráfego de protocolos “rebeldes”, que são muito difíceis de limitar por outros meios, como no caso do Edonkey. Você pode ver uma lista de portas e definições de vários aplicativos, bem como regras L7 para eles no http://protocolinfo.org/wiki/List_of_protocols.

De volta à configuração, a opção “Port” permite definir se as regras serão aplicadas apenas à conexão com a Internet (WAN) ou se as regras devem ser aplicadas de forma geral a todas as portas, incluindo as transferências dentro da rede (LAN & WAN). Naturalmente, na grande maioria dos casos você vai preferir usar a opção “WAN”, já que não existirá um bom motivo para limitar a velocidade do acesso a compartilhamentos de rede, impressoras e outros recursos da rede. A exceção ficaria por conta de situações onde a velocidade da rede wireless é muito baixa (muitos clientes conectados, muitos repetidores, etc.) e você quer limitar a velocidade da rede local para priorizar o tráfego de Internet.

A opção “Optimize for Gaming” é uma opção antiga, que inclui uma lista pré-programada com alguns jogos obsoletos, ela não é muito efetiva e deve ser removida em futuras versões. Caso queira otimizar para jogos, especifique o título manualmente (caso ele esteja presente na lista) ou crie uma nova classificação informando as portas usadas por ele.

Finalmente, temos o nível de prioridade do tráfego aplicado a cada regra:

Bulk: Esta é a prioridade mais baixa. Caso a rede esteja livre, os aplicativos com tráfego classificado dentro da regra podem usar até 100% da banda da rede (os valores definidos nas opções Downlink e Uplink) mas assim que outros tipos de tráfego com maior prioridade precisarem de banda, o tráfego Bulk é automaticamente limitado, podendo ficar com apenas 1.5% da banda total. O Bulk é recomendável para aplicativos P2P, downloads e (se a intenção for desestimular o uso da conexão para passatempos) streaming de vídeo.

Standard: É o nível seguinte de priorização, onde os clientes tem garantido 10% da banda da rede, mas também podem utilizar até 100% caso a rede esteja livre, ou esteja sendo utilizada por tráfego categorizado como Bulk. Esta regra é recomendável para a maioria dos protocolos, incluindo tráfego http de uma forma geral.

Express: Esta regra oferece um bom nível de priorização, adequada para acesso a webmails, protocolos de acesso remoto e assim por diante. Além de priorizar sobre as duas categorias anteriores, ela garante que os clientes disponham de pelo menos 15% da banda da rede, independentemente da situação.

Premium: Esta é a categoria máxima, que garante tratamento especial em detrimento de todos os outros tipos de tráfego. Ela deve ser utilizada apenas para aplicações onde uma boa latência é essencial e que consomem pouca banda da rede, como no caso da maioria dos jogos multiplayer e serviços de VoIP. Ela deve ser usada com parcimônia, uma vez ela garante 75% da banda da rede, de forma que se um dos serviços priorizados passar a consumir muita banda, ele poderá deixar a rede extremamente lenta para todos os demais.

Exempt: Esta regra permite especificar exceções, serviços que poderão acessar a rede diretamente, usando toda a banda suportada pelo link, sem se preocupar com os 85% da velocidade setados no Uplink/Downlink e outros detalhes. Ela pode ser utilizada caso você queira reservar a possibilidade de fazer downloads usando toda a velocidade do link em um PC específico, por exemplo, mas tenha em mente que o QoS essencialmente deixará de funcionar nos momentos em que fizer isso.

Um bom conjunto de regras deve especificar tanto as tarefas e aplicativos que você deseja priorizar, como no caso de VoIP, administração remota e jogos multiplayer (Express ou Premium), e também regras para os que deseja desestimular, como no caso do P2P (Bulk). Todos os demais receberão por default uma prioridade mediana, entre os dois extremos:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X