Configurando o uso dos servidores no seu computador: Linux

O Linux possui vários utilitários gráficos para a configuração de rede, incluindo de servidores DNS, e dentre estes incluem o elaborado Network Manager, presente na distribuição Ubuntu. Mas como não confio muito na eficiência de certos
utilitários gráficos, e devido ao grande remelexo de diferentes de utilitários, para diferentes distribuições e seus respectivos ambientes gráficos, vou escrever aqui um meio único para praticamente todas as distribuições: o velho terminal e a edição de
arquivos.

Vamos lá. Use aqui o editor de sua preferência; se você não sabe qual é, aqui vai uma dica: no Gnome, o padrão é o gedit; no KDE, o kedit; já no XFCE, o mousepad. Abra seu terminal favorito, e vamos abrir o arquivo “/etc/resolv.conf”:

$ sudo kedit /etc/resolv.conf

Apague tudo o que está neste arquivo, e coloque as seguintes linhas:

nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

Isso fará com que o seu sistema operacional passe a usar os servidores do OpenDNS, ao invés de seu provedor.

Entretanto, isso não basta. Hoje, a grande maioria das distribuições usa o DHCP para a configuração da rede. Em suma, cada vez que o DHCP funcionar, vai deixar o resolv.conf igual era originalmente.

Para você não ter que ficar modificando o arquivo toda vez que ligar o computador ou reiniciar a rede, vamos abrir o arquivo de configuração do DHCP, o “/etc/dhcp3/dhclient.conf”, em:

$ sudo kedit /etc/dhcp3/dhclient.conf

E, no início do arquivo, abaixo das linhas comentadas (com # na frente), adicione a seguinte linha:

prepend domain-name-servers 208.67.222.222,208.67.220.220;

Salve o arquivo, e saia. Agora, reinicie sua rede com um:

$ sudo ifconfig eth0 down ; sudo ifconfig eth0 up

Pronto. Não precisa fazer mais nada, seu computador já está utilizando o OpenDNS, e nenhuma configuração adicional para este fim será requerida.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X