HD e DVD

Por:

Assim como nos desktops, os HDs de notebook também apresentam defeitos mecânicos e muitas vezes precisam ser substituídos. Por sorte, os HDs são um componente padronizado, de forma que você pode substituir o drive em caso de defeito ou ao fazer upgrade sem muitas dificuldades. A principal cuidado ao comprar é verificar se o HD usa interface IDE ou SATA.

Cada modelo de note utiliza uma baia um pouco diferente, por isso o HD é instalado dentro de um suporte metálico e inclui um conector destacável. Ao substituir o HD, você só precisa desmontar o conjunto:

fig5

Em casos de perda de dados, os procedimentos de recuperação são os mesmos de um desktop. Você pode remover o HD do notebook e plugá-lo em outro micro usando uma gaveta USB ou um adaptador para instalá-lo diretamente nas portas IDE ou SATA do desktop. É possível encontrar tanto adaptadores para drives de 2.5″ IDE (velhos conhecidos de quem trabalha com manutenção) quanto adaptadores para os novos drives de 2.5″ SATA. Por serem relativamente raros, estes adaptadores podem custar muitas vezes R$ 50 ou mais em lojas do Brasil, mas são muito baratos se comprados no Ebay.

Outra opção é dar boot no próprio notebook usando uma distribuição Linux live-CD e copiar os dados para um compartilhamento de rede, ou um HD externo.

Em casos onde os dados foram apagados e você precisa usar um programa de recuperação como o Easy Recovery ou o PC Inspector para recuperá-los, um opção é fazer uma imagem do HD usando o dd, a partir do próprio live-CD, salvando a imagem em um HD externo, restaurar a imagem em outro HD, instalado em um desktop (obtendo assim um clone do HD original) e rodar o programa de recuperação no HD clonado. Desta forma, você não corre o risco de piorar as coisas manipulando os dados salvos no HD original.

Leia mais sobre recuperação de dados neste outro tutorial que publiquei:

Tutorial: Recuperação de dados: Um dos problemas fundamentais com os HDs é que, por guardarem uma quantidade muito grande de informações, qualquer defeito tem um efeito potencialmente catastrófico. As perdas de dados podem ser divididas em duas classes: as causadas por defeitos mecânicos, onde o HD realmente para de funcionar, impedindo a leitura e defeitos lógicos, onde os dados são apagados, ou ficam inacessíveis. Em ambos os casos, é possível recuperar os dados, embora varie o esforço e recursos necessários.

Assim como no caso dos HDs, os drives ópticos são padronizados e podem ser substituídos, inclusive usando um drive removido de outro notebook. A principal observação é que alguns notebooks antigos, com leitores de CD, não se dão muito bem com gravadores de CD e DVD, pois estes consomem mais energia.

fig6

Em muitos casos, os problemas de leitura podem ser causados pelo acúmulo de sujeira na lente ou no mecanismo de leitura do drive. Neste caso uma boa limpeza e lubrificação pode resolver.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X