Manutenção de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

Manutenção de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70
Um dos principais problemas com relação aos notebooks continua sendo a manutenção. Antigamente, existia o mito de que, apesar de mais caros, os notebooks eram construídos com componentes de melhor qualidade e que, por isso, raramente davam problemas. Isso pode ter sido verdade no passado, mas, hoje em dia, com modelos cada vez mais baratos e fabricantes trabalhando com margens cada vez mais estreitas, os notebooks apresentam tantos problemas de hardware quanto os desktops, ou talvez até mais.

Caímos então no alto custo da manutenção. Uma simples limpeza pode custar mais de 350 reais numa autorizada. Uma troca de tela custa quase metade do valor de um equipamento novo e assim por diante. Muita gente acaba vendendo notebooks com telas apagadas ou problemas de travamento a preço de banana, quando o problema é na verdade simples de remover.

De certa forma, o hardware de um notebook é muito similar ao de um desktop. O notebook tem barramento AGP, usa memória DDR e possui até slots PCI (na forma do encaixe mini-PCI, usado normalmente para a placa wireless e do slot PC-Card). A grande diferença é que no notebook quase tudo é miniaturizado, o que leva ao uso de componentes mais compactos e que consomem menos energia.

Ao contrário dos desktops, as telas LCD dos notebooks não utilizam o conversor analógico-digital. Elas são digitais por natureza, o que economiza componentes e reduz o consumo. Os pentes de memória também são miniaturizados. Antigamente, os pentes de memória para notebook eram muito caros, com alguns fabricantes cobrando preços extorsivos pelos upgrades, mas atualmente os preços estão muito mais próximos dos pentes tradicionais.

sodimm

Na maioria dos notebooks, é fácil substituir o HD ou instalar mais um pente de memória. Em alguns modelos, o compartimento do cooler também está bem acessível o que facilita a limpeza (aquele problema clássico, do notebook começar a travar ou desligar depois de um ano de uso, é quase sempre causado justamente pelo acúmulo de sujeira).

Este tutorial é o primeiro de uma série sobre manutenção de notebooks, onde vou abordar a desmontagem de diversos modelos, substituição de peças, upgrades e resolução de problemas diversos.

Para começar, vamos a um tutorial de desmontagem do Toshiba A70, um modelo que geralmente precisa de bastante manutenção.

01

Cada notebook possui um procedimento de desmontagem ligeiramente diferente, mas os passos básicos podem ser resumidos ao seguinte:

  1. Remova a bateria e abra os compartimentos do HD e memória e/ou placa wireless.
  2. Remova o HD, drive de CD/DVD e a placa wireless, sem se esquecer de desconectar os cabos da antena, que é integrada à tela. Tome muito cuidado com os conectores, cabos, flats, etc. pois eles são fáceis de quebrar e muito difíceis de substituir.
  3. Remova todos os parafusos da parte inferior da carcaça. Quase sempre existem alguns escondidos no compartimento da bateria, HD, memória ou placa wireless. Em alguns casos, o drive ou HD é preso por um parafuso embaixo do teclado.
  4. Todo notebook possui um protetor removível entre a tela e o teclado, algumas vezes bem duro de desencaixar. Depois de removê-lo, você pode retirar o teclado, o que vai lhe dar acesso à placa mãe e outros parafusos.
  5. Remova a tela com cuidado, depois de desconectar todos os cabos e remover os parafusos que a prendem à carcaça.
  6. Desconecte o flat do touchpad e das caixas de som e remova a parte superior da carcaça, tomando cuidado para não deixar dentes no plástico.
  7. Remova o restante dos parafusos e outras placas visíveis e retire a placa mãe. Em alguns casos o cooler e o processador estão bem acessíveis e podem ser removidos logo no início da desmontagem, mas em outros você só tem acesso a eles depois de remover a placa mãe.

Vamos então à desmontagem do A70, nossa “vítima” de hoje. Ele usa um processador Pentium 4 de 3.06 GHz, por isso é bem pesado e utiliza dois exaustores:

02

O primeiro passo é virar o note e remover os protetores do compartimento da placa wireless, do HD e a bateria. O protetor do HD inclui um encaixe plástico além dos dois parafusos, por isso é um pouco duro de remover:

03

O próximo passo é remover o HD. Ele é preso pelos mesmos dois parafusos que prendem o protetor. É só puxar com cuidado:

04

A placa wireless é instalada no um slot mini-PCI, presa por duas presilhas, similares às do pente de memória. Tome cuidado ao desconectar os fios da antena, pois os conectores são bastante frágeis. Aproveite para remover o pente de memória, caso instalado. Este notebook vem com 256 MB soldados à placa-mãe, por isso possui um único soquete vago para upgrade de memória. Muitos modelos possuem dois.

05

Remova em seguida o drive de DVD, que é preso pelo parafuso ao lado da etiqueta de identificação. Em quase todos os notebooks temos algo similar, com o drive preso por um único parafuso, na parte inferior e por isso fácil de remover:

06

Com exceção dos drives “slim”, usados em alguns notebooks ultra-compactos, os drives para notebooks são padronizados, permitindo que você substitua um drive com problemas, ou instale um gravador de DVDs muito facilmente. Aqui temos o drive do Toshiba A70, junto com o drive do HP NX6110. Veja que o conector e espessura dos dois são idênticos, a única coisa que muda é a presilha de metal que prende o drive à carcaça, presa a ele por dois parafusos. Basta trocar as presilhas e um drive pode ser usado no outro note sem problema algum. A única observação é que alguns notebooks antigos, com leitores de CD, não se dão muito bem com gravadores de CD e DVD, pois estes consomem mais energia.

07

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X