2. Origens – Projeto MUX Linux

Durante a graduação, desenvolvi o projeto de uma distribuição Linux voltada para o público de engenharia elétrica/eletrônica, computação e telecomunicações. A distribuição reunia uma grande quantidade de aplicativos de código aberto utilizáveis tanto a área acadêmica quanto a área profissional.

Esta distribuição teve como base o saudoso Kurumin Linux 7.0 Light de Carlos Moritomo e convenientemente recebeu o nome de “MUX”. Mux é a abreviação de um elemento de rede de telecomunicações chamado “Multiplexador”, responsável por combinar vários fluxos de dados em um único fluxo, daí veio a idéia de combinar inúmeros tipos de conhecimentos acadêmicos em uma única distribuição Linux do tipo Live CD.

m4902af2a

O projeto MUX seria dividido em duas fases:

  • 1ª Fase

    • Seleção dos melhores aplicativos de código aberto disponíveis para inclusão na distribuição.

  • 2ª Fase

    • Desenvolvimento de aplicações que ainda não existentes para telecomunicações.

Sendo assim, a 2ª fase do projeto Mux Linux se tornou o projeto Jubarte, sendo que a distribuição Mux acabou por ser descontinuada. Esta decisão foi tomada partindo-se do princípio de que na época, inúmeras distribuições Linux já eram suficientemente maduras e amigáveis o que acabaria por tornar o trabalho um tanto quanto redundante e reduziria a eficiência do projeto Jubarte.

Muitos devem estar se perguntando o porque de o projeto Jubarte ter recebido este nome. O princípio foi o de que a maioria dos grandes aplicativos open-source são representados por algum animal (Pinguim para kernel Linux, raposa para o firefox, pomba para o Pidgin, elefante para o PostgreSQL, lobo para o GIMP…), logo o software que visava dimensionar enlaces de comunicação, precisava fazer referência a um animal que pudesse manter comunicações a longas distâncias, sendo assim, a ideia veio de uma amiga microbióloga, segundo ela o canto da baleia jubarte pode ser ouvido por outras baleias a 3.000Km de distância. Esta informação, não deixou margens para dúvidas, o software estava batizado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X