Serviços de DNS Dinâmico

Por:
Para registrar um domínio, você precisa ter um IP fixo, de preferência um link dedicado. Muitas tarefas como, por exemplo, rodar um servidor de e-mails ou mesmo hospedar um site importante não podem ser feitos com confiabilidade numa linha ADSL, por isso o ideal mesmo é usar um servidor dedicado.

Mesmo assim, você pode usar seu ADSL ou cabo para tarefas mais simples, ou mesmo para acessar seu micro remotamente. Você pode resolver o problema do IP dinâmico usando um serviço de DNS Dinâmico (dynamic DNS).

Nestes serviços você instala um programa “dedo-duro” no seu micro, que periodicamente entra em contato com os servidores do serviço e atualiza automaticamente o redirecionamento. Você recebe um endereço no estilo “seu-nome.alguma-coisa.com” que aponta sempre para seu endereço IP corrente.

Um dos que testei e tem funcionado bem ao longo dos anos é o http://www.no-ip.com. Eles oferecem um plano gratuito, onde basta preencher o cadastro, em que você fornece um endereço de e-mail para contato e escolhe o nome do seu domínio.

Depois é só ir na seção de downloads e baixar o update cliente. Estão disponíveis versões para Windows, Linux e OS X. Ele deve ficar sempre aberto, a atualização do IP é feita de meia em meia hora ou sempre que você abrir o programa.

Se você compartilha a conexão entre vários micros, não é necessário mantê-lo instalado no servidor, basta mantê-lo ativo em qualquer um dos micros da rede interna para que ele faça seu serviço. Lembre-se de que, ao compartilhar a conexão entre vários micros, todos acessam a internet utilizando o mesmo endereço IP.

Em alguns planos de banda larga (como por exemplo no Speedy da Telefonica), a porta 80, junto com algumas outras portas são bloqueadas, justamente para dificultar o uso de servidores. Neste caso, você deve configurar o seu Apache para utilizar uma porta diferente (1080, por exemplo) e orientar os visitantes a incluírem a porta no endereço, como em: http://seu-nome.no-ip.com:1080.

Para instalar o cliente for Linux do noIP, os passos são os seguintes:

  • Baixe o cliente for Linux na área de downloads e descompacte o arquivo. Dentro dele, existe uma pasta chamada “binaries“, com o arquivo “noip2-Linux“. Este é o executável que faz a atualização do IP. Para usá-lo, copie-o para a pasta “/usr/local/bin“:

$ tar -zxvf noip-duc-linux.tar.gz$ cd noip-2.1.1/$ cd binaries/
# sudo cp -a noip2-Linux /usr/local/bin

  • O próximo passo é executar o noip2-Linux, usando a opção “-C -c” (create config), que cria o arquivo de configuração. Você pode indicar onde o arquivo será criado, basta indicá-lo no comando. Nesta etapa ele pedirá o login de usuário e o domínio registrado no site:

# noip2-Linux -C -c /etc/noip.conf

  • Com o arquivo de configuração criado, inicie o noip2-Linux usando o comando abaixo. Inclua o comando no final do arquivo “/etc/rc.d/rc.local” ou “/etc/init.d/bootmisc.sh” para que ele seja executado durante o boot. Não se esqueça de adicionar o “&” no final do comando, ele faz o programa rodar em background. Sem ele, o comando bloqueia o terminal, paralisando a inicialização do sistema. Note que agora usamos apenas o segundo “c“, que indica que ele deve usar o arquivo de configuração anteriormente criado:
# noip2-Linux -c /etc/noip.conf &

Além do No-IP, existem dezenas de outros serviços semelhantes. Fornecer domínios virtuais é um serviço muito menos custoso do que fornecer webmails, por exemplo, por isso muitas empresas oferecem o serviço gratuitamente como uma forma de divulgação ou buscando cobrir os custos com anúncios. Estes são alguns links:

http://www.dyndns.org
http://www.da.ru
http://hn.org
http://www.myip.org
http://www.dyndsl.com
http://dns2go.com

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X