Mais dicas

O DD-WRT, bem como o OpenWRT não estão restritos a roteadores antigos. Eles são também uma boa opção para estender os recursos de roteadores 802.11n recentes, principalmente para os casos em que o sistema oferecido pelo fabricante não oferece alguma opção importante para você.

Uma boa opção é o Netgear WNDR3700, que além de oferecer um hardware bastante poderoso, com um SoC de 680 MHz, 64 MB de RAM, 8 MB de Flash e transmissor wireless dual-band (2.4 e 5 GHz), ele é bem compatível com o DD-WRT:

A instalação é simples, consistindo apenas em gravar uma imagem de preparação e em seguida a imagem do DD-WRT usando a interface web, a partir de um PC conectado ao roteador através de uma das portas LAN.

O principal é sempre dar uma olhada nas instruções do localizador, que fornece as informações disponíveis sobre cada modelo, e fazer uma busca no fórum do projeto caso ele não inclua instruções para o modelo que estiver em mãos. Em caso de problemas, você pode quase sempre regravar a imagem do firmware do fabricante (ou o próprio DD-WRT) via TFTP, seja usando o tftp2.exe ou uma ferramenta do fabricante (como no caso dos modelos da Asus). Similar ao que temos no caso de um PC configurado para dar boot via rede (que depende apenas do BIOS para a função), o sistema de boot via TFTP funciona mesmo que o firmware principal esteja corrompido ou incompleto.

Caso a instalação seja bem-sucedida mas você não consiga se entender com o firmware alternativo, você pode sempre voltar para o firmware original, baixando a versão mais atual a partir do site do fabricante e regravando-a através da própria interface de administração do DD-WRT, no “Administration > Firmware Upgrade”.

Concluindo, o DD-WRT possui também uma versão x86, que permite converter PCs com placas de rede compatíveis em roteadores bastante poderosos. Via de regra, roteadores de consumo possuem quantidades muito limitadas de memória e acabam ficando logo sobrecarregados ao receberem muitas requisições simultâneas, mesmo que rodando um sistema mais robusto como no caso do DD-WRT. Um PC por outro lado possui não apenas muito mais memória, mas também mais processamento, o que permite que mesmo um PC com 5 anos de idade ou mais possa substituir um roteador enterprise muito mais caro. Esta versão é fornecida na forma de uma imagem de disco e pode ser instalada rapidamente a partir de uma distribuição Linux live-CD.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X