Índice - Tutoriais

Bluetooth no Linux, guia completo

Criado 14/fev/2007 às 13h22 por Carlos E. Morimoto

3

Usando mouses e teclados Bluetooth

De 2005 para cá, os teclados e mouses sem fio estão migrando rapidamente dos transmissores de rádio para o Bluetooth, já que ele oferece um maior alcance e uma melhor qualidade de conexão.

Naturalmente, estes mouses e teclados podem ser configurados no Linux, embora exija uma pequena dose de configuração manual.

Comece abrindo o arquivo "/etc/default/bluetooth" e substitua a linha

HIDD_ENABLED=0

(que geralmente vai próxima ao início do arquivo), por:

HIDD_ENABLED=1

Certifique-se se o suporte a Bluetooth está ativado e o transmissor está ativo:

# /etc/init.d/bluetooth start
# hciconfig hci0 up

Você precisa agora descobrir o endereço do seu mouse ou teclado Bluetooth, de forma a poder ativar a conexão. Geralmente, você encontra uma etiqueta com o endereço colada na parte inferior, mas você também pode descobrir usando o comando "hcitool scan".

# hcitool scan

Estabeleça a conexão usando o comando "hidd --connect", seguido do endereço do mouse ou teclado, como em:

# hidd --connect 00:07:E0:18:9C:02

Neste ponto o seu mouse ou teclado já estará ativado. Para tornar a configuração definitiva, abra novamente o arquivo "/etc/default/bluetooth" e adicione a linha abaixo no final do arquivo, substituindo o "00:07:E0:18:9C:02" pelo endereço correto no seu caso.

IDD_OPTIONS="--connect 00:07:E0:18:9C:02 --server"

Muitos celulares possuem uma função de "controle remoto", onde o celular pode ser usado como um mouse Bluetooth, o que é útil em apresentações e também para quem usa o PC como TV. Esta dica também funciona com eles.

Aliás, esta última frase foi escrita usando o meu Treo como mouse e teclado Bluetooth, através do BlueRemote ;)
tutorial-bluetooth_html_7fdfdc0

3 comentáriosPor Carlos E. Morimoto. Revisado 14/fev/2007 às 13h22

Comentários

Acessando internet no celular via bluetooth.
Criado 5/abr/2011 às 01h59 por Fabio (anônimo)
Ola, parabéns pelo tutorial, ficou fantástico, bem, mas o que eu procurava era o contrario, uma forma de compartilhar a conexão do pc com o celular usando um adaptador bluetooth no pc, usando linux(uso ubuntu), o cel que tenho é um nokia 5233(symbian) sem wi-fi, por isso gostaria de compartilhar a internet pelo bluetooth, agradeço antecipadamente.
Acessar internet via bluetooth por claudia (anônimo)
Bluedevil no Kubuntu 10.10
Criado 28/mar/2011 às 15h37 por Fábio (anônimo)
Tem algum guia desses para o Bluedevil no Kubuntu?