Solucionando problemas

Por:
Assim como qualquer software, o BlueZ teve seus altos e baixos ao longo de sua história. Uma das versões mais problemáticas foi a 3.1, com problemas relacionados à definição do PIN e comportamento errático em muitas situações.

Infelizmente, o 3.1 foi uma versão muito usada. Ele é a versão usada por padrão no Ubuntu Dapper (e nos primeiros betas do Edgy), no Debian Etch e em várias outras distribuições. Ou seja, a possibilidade de você estar utilizando-a é bastante grande.

Se você está encontrando problemas estranhos, vale à pena atualizar o pacote bluez-utils para a versão mais recente. Comece verificando se não existe uma atualização disponível via apt-get:

# apt-get update
# apt-get bluez-utils

Como último recurso, você pode experimentar instalar a versão mais atual a partir do código fonte, disponível no http://www.bluez.org/download.html.

A instalação em sí é mecânica. O maior problema é que você precisa ter instalado um conjunto de bibliotecas e compiladores, para que instalação seja bem sucedida. Comece instalando o pacote “bluez-utils”, disponível no site. No meu caso, baixei o arquivo “bluez-utils-3.5.tar.gz”.

O primeiro passo é instalar os compiladores e bibliotecas. Em uma versão recente do Kurumin ou Ubuntu, você pode instalar os pacotes necessários usando o apt-get:

# apt-get install build-essential libbluetooth2-dev libdbus-1-dev

Em seguida, chegamos à instalação, que é feita em três passos:

1- Descompacte o arquivo (você pode fazê-lo através do Konqueror, mas já que estamos com o terminal aberto… 😉

$ tar -zxvf bluez-utils-3.5.tar.gz

2- Acesse a pasta que será criada e execute o comando “./configure”. Se houver mais alguma instalação pendente, ele mostra um erro, informando o nome do compilador ou biblioteca que está faltando.

$ cd bluez-utils-3.5/
$ ./configure

3- Concluindo, rode os comandos “make” e “make install”, que compilam e instalam o programa. Você pode rodar o comando “make” usando seu login de usuário, mas o “make install” precisa ser executado como root. No Ubuntu e no Kurumin você pode fazê-lo usando o sudo. Em outras distribuições, use o “su” para virar root:

$ make
$ sudo make install
(ou su <senha>, make install)

Depois de terminar, faça o mesmo com o pacote “bluez-libs”, disponível na mesma página.

Para evitar problemas, sempre que precisar reinstalar estes pacotes, apague manualmente o conteúdo do diretório “/var/lib/bluetooth”, onde são armazenadas as chaves de encriptação dos dispositivos que já efetuaram conexões. Limpando a pasta, você pode começar de novo, definindo o PIN e fazendo o pairing com o celular:

# rm -rf /var/lib/bluetooth/*

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X