Root e overclock

Universal Androot

Obter acesso de root no Android já foi um processo complicado, demandando a instalação manual de ROMs ou patches, mas isso mudou com o aparecimento de aplicativos que oferecem acesso de root com um clique, chefiados pelo Universal Androot.

Ele é capaz de ativar e desativar o acesso de root automaticamente em diversos dispositivos, entre eles o Motorola Milestone (2.1), Google Nexus One (2.2), Google G1 (1.6), HTC Hero (2.1), HTC Magic (1.5), HTC Tattoo (1.6), Motorola XT701, Motorola XT800 (2.1), Motorola ME511, Motorola Charm, Sony Ericsson X10 (1.6), Sony Ericsson X10 Mini (1.6), Sony Ericsson X10 Mini Pro (1.6), Samsung Galaxy 5 (gt-i5500) e outros. Ele não está disponível no Android Market por motivos óbvios, mas pode ser baixado no http://blog.23corner.com/tag/universalandroot/.

Para instalá-lo, é necessário marcar a opção “Fontes desconhecidas” no “Configurações > Aplicativos“, que ativa a instalação de aplicativos disponibilizados fora do Market.

Universal Androot rodando no Android

Uma observação importante é que o Androot não é capaz de desbloquear o acesso à partição /system ou ao gerenciador de boot em aparelhos como o Droid X, que usam medidas adicionais para protegê-los. No caso deles, você será capaz de rodar normalmente os aplicativos que precisam de acesso de root, mas não terá acesso à algumas funções, como a possibilidade de instalar ROMs customizadas, ou deletar aplicativos pré-instalados.

SetCPU for Root Users

Os processadores ARM Cortex e ARM11 usados em smartphones são otimizados para oferecerem um baixíssimo consumo elétrico, trabalhando com um consumo típico medido em miliamperes. O fato de operarem com tensões muito baixas e frequências moderadas faz com que estes processadores ofereçam margens de overclock surpreendentemente grandes, permitindo sacrificar a autonomia em troca de mais poder de fogo nos momentos em que ele for necessário.

O TI OMAP 3430 (usado no Motorola Milestone e muitos outros aparelhos lançados em 2009 e início de 2010) por exemplo, cuja frequência default é de 550 ou 600 MHz é capaz de funcionar estavelmente a 1.0 GHz na maioria dos aparelhos (1.2 GHz caso você tenha um pinguinho de sorte), fazendo com que um Motorola Milestone apresente o mesmo desempenho de um Droid 2.

Além de permitir fazer overclock, o SetCPU permite também reduzir a frequência mínima do processador, aumentando a autonomia. É possível também criar profiles, ativando o overclock quando a bateria está carregada e reduzindo a frequência quando a carga está abaixo de um determinado percentual.

SetCPU for Root Users rodando no Android

Como o nome sugere, o SetCPU precisa de acesso de root para alterar as frequências. Na maioria dos casos, você precisará também instalar uma ROM personalizada para destravar as frequências adicionais. Em aparelhos sem root ele funciona apenas em modo read-only, onde você pode ver as frequências atuais e outras informações, mas não tem como alterar nada.

O SetCPU custa US$ 1,99 no Market, mas você pode também obtê-lo gratuitamente neste tópico do XDA-Developers, criado pelo autor: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=505419

Milestone Overclock

Este é um pequeno aplicativo gratuito que permite fazer overclock em aparelhos baseados nos chips da família TI OMAP3 (como o Motorola Milestone, Droid X, Galaxy Beam e outros). Nos aparelhos onde ele funciona, ele é a opção mais simples, pois permite fazer overclock diretamente sobre a ROM default, precisando apenas de acesso de root. O overclock pode ser ativado e desativado a gosto e o aumento no desempenho realmente pode dar uma nova vida a aparelhos de “penúltima geração”, como o Motorola Milestone:

Milestone Overclock rodando no Android

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X