Banco de dados e outras configurações

Criando bancos de dados no MySQL

Quando você usa um servidor de hospedagem compartilhado, normalmente cria os bancos de dados usados pelas suas aplicações PHP através de uma interface via navegador, provida pelo seu provedor de hospedagem. Localmente, você deverá criar os bancos de dados via linha de comando, ou criando uma página PHP com instruções query do SQL. Para criar bancos de dados, acesse o prompt do MySQL, clicando no item “MySQL Command Line Client“, no grupo de atalhos do MySQL no “Iniciar > Programas“. Ele pedirá a senha de root, definida na instalação. A partir daí, é com você.

Para criar um banco de dados, digite:

create database coisa;

Veja:

Prompt de comando do MySQL no Windows

Fazendo isso, esse banco de dados poderá ser usado nos scripts em PHP. Muitos scripts prontos que você pode baixar em diversos sites de materiais para web masters, contém arquivos INSTALL, README, etc, com as instruções. Você deve criar o banco de dados usado no script antes de rodar os scripts. A criação das tabelas pode ser feita via páginas PHP, depois de selecionado o banco de dados, ou pelo prompt do MySQL. Para criar tabelas pelo prompt, você deverá saber digitar as instruções do MySQL. Uma dica é copiar as instruções e colar no prompt, teclando [Enter] ao final da última linha colada.

Antes de criar a tabela, deve-se selecionar o banco de dados a ser usado. Para isso, digite no prompt:

use coisa;

… onde “coisa” é o nome do banco de dados, que já deverá existir. Para criar a tabela, use a sintaxe:

create table tabela1 (

declaração do campo 1,

declaração do campo 2,

declaração do campo 3,

);

A declaração da criação dos campos e tabelas não será abordada neste tutorial, por fugir do objetivo do mesmo. Você pode obter estas instruções em livros ou apostilas sobre MySQL, ou então instalar um script (como o phpmyadmin, disponível em www.phpmyadmin.net) que cria uma interface via navegador para a criação de bancos de dados e tabelas.

Alguns scripts usam usuários específicos para o banco de dados. Se você está só estudando e testando, pode sempre usar o root e a senha definida na instalação do MySQL, será mais fácil. O root tem livre acesso a todos os bancos de dados. Na hora de publicar seu site você deverá editar o script, alterando o nome de usuário e a senha (e o nome do banco de dados, se for o caso).

Usar só o root em servidores de produção não é recomendável, aliás é recomendável manter contas separadas para cada aplicação ou banco de dados; se uma brecha de segurança em uma aplicação for descoberta e explorada, ela não afetará os outros bancos de dados; fora que em servidores compartilhados você normalmente não tem acesso ao root.

Se você quiser criar um usuário no MySQL e atribuir direitos a um banco de dados específico para ele, de forma mais semelhante ao que é usado em servidores de produção, pode dar este comando no prompt do MySQL:

grant all on coisa.* to usuario identified by 'senha';

Onde coisa é o nome do banco de dados, usuario é o nome de usuário desejado (um nome sem espaços) e senha é a senha dele. O nome usado aqui poderá ser usado nos scripts, para acessar esse banco de dados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X