Ativando o MySQL no PHP

Instalado o MySQL, falta agora configurar o PHP. Na instalação típica no Windows, o PHP não instala nenhuma das extensões adicionais. Para que o MySQL possa ser usado em conjunto com o PHP, a extensão MySQL deverá ser instalada e carregada. Se você baixou o arquivo zipado do PHP e fez todo o processo manual, deverá agora incluir a DLL da extensão MySQL e configurar o php.ini para encontrá-la. Se você usou o instalador do pacote “.msi“, ele pode fazer isso automaticamente.

Com o PHP instalado, abra o instalador dele novamente, e quando solicitado, clique em “Change“, para alterar os componentes instalados. Se preferir, acesse o painel de controle “Adicionar ou remover programas” do Windows, localize o PHP e clique em “Alterar” (e não em “Remover“). Na seção dos componentes, na categoria “Extensions“, localize o item “MySQL“, clique no ícone de um disco ao lado dele, e clique na opção “Will be installed on local hard drive“. Veja:

Alterando componentes instalados do PHP no Windows

Fazendo isso, o PHP instalará suporte ao MySQL. Mas você ainda deverá ativá-lo no php.ini, para que efetivamente, funcione. Localize a linha “;extension=php_mysql.dll” e retire o comentário dela:

Editando o arquivo 'php.ini'

Só para desencargo de consciência, localize também a seção [MySQL] (no arquivo php.ini), e veja se o item “mysql.allow_persistent” está ativo, com o valor “On” (se não estiver, ative-o então):

mysql.allow_persistent = On

Se você fizer a instalação manual, deverá colocar a DLLphp_mysql.dll” na pasta de extensões do PHP; normalmente, essa pasta chama-se “ext” e fica dentro da pasta do PHP. Ao usar o instalador dele, ele já copia o arquivo para essa pasta.

Dica: se você pretende instalar suporte ao MySQL diretamente, pode selecionar a extensão “MySQL” já durante a instalação do PHP. Neste tutorial vimos dessa forma por questões didáticas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X