Monitores CRT mais finos e mais econômicos

Por:
Monitores CRT mais finos e mais econômicos

Numa comparação direta entre os monitores CRT e LCD atuais, os CRT perdem de goleada. Praticamente o único motivo para ainda usarmos estes monitores antiquados, que mantém o mesmo princípio de funcionamento descoberto no início do século é mesmo o preço.

Pouca gente ainda compraria um CRT se os LCDs custassem o mesmo. Infelizmente este ainda é um futuro distante. Ainda demorará vários anos até que o custo dos monitores LCD caia a este ponto, isso considerando a possibilidade disto realmente chegar a acontecer.

Mas, existe uma tecnologia promissora, que pode servir muito bem como um meio termo, ou até mesmo como substituta para ambas as tecnologias. São os monitores FED, ou field emission displays (monitores de emissão de campos).

O princípio de funcionamento é o mesmo dos monitores CRT. Despejar elétrons sobre as células de fósforo do monitor que transformam a carga em luz, gerando a imagem.

A diferença é que ao invés de um único e poderoso canhão de elétrons que se desloca para atualizar uma a uma todas as células de fósforo, como temos nos monitores convencionais, cada célula de fósforo passa a ser alimentada por um conjunto de mini-canhões, na forma de uma pontas metálicas minúsculas.

Existem duas grandes vantagens nesta técnica. A primeira é a possibilidade de produzir monitores CRT quase tão finos quanto os LCDs atuais e a segunda é uma brutal diminuição no consumo elétrico, pois não existe todo o desperdício feito pelo canhão de elétrons. Cada micro ponta utiliza apenas a energia necessária para manter a imagem.

gdh1www.candescent.com

Veja no esquema abaixo como funciona um monitor FED:

gdh2www.candescent.com

  1. Dielétrico
  2. Camada resistiva
  3. Catodo (emite cargas elétricas negativas)
  4. Linhas de metal
  5. Conjunto de micro pontas
  6. Uma das micro pontas em destaque
  7. Colunas de metal
  8. Grade de metal (impede que as emissões destinadas a uma célula de fósforo atinjam também a vizinha, melhorando a qualidade de imagem)
  9. Parede de vidro
  10. Célula de fósforo
  11. Matriz preta
  12. Camada de alumínio com cargas positivas (anodo)
  13. Pixel aceso
  14. Camada de vidro

Os monitores FED apresentam vantagens até mesmo sobre os monitores LCD, pois não existem limitações no ângulo de visão e o consumo elétrico é muito baixo, menos de 5 watts para um FED de 14 polegadas.

Já existem algumas empresas produzindo monitores FED, entre elas a Candescent, que fabrica monitores entre 4.4 e 13.2 polegadas, destinadas a várias aplicações.

Por enquanto os monitores FED ainda são mais caros até mesmo que os monitores LCD, mas esta tecnologia tem potencial para cair bastante de preço nos próximos anos. Talvez o seu futuro monitor, 100% plano e digital não seja um LCD afinal 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X