Em breve você poderá controlar o iPhone apenas com o movimento dos olhos

Por: Felipe Alencar

A Apple anunciou na última quarta-feira, dia 15, que vai trazer novidades para os usuários e desenvolvedores. A empresa disse que está preparando atualizações e novos recursos de acessibilidade nos sistemas iOS e iPadOS.

Uma das novidades mais esperadas é a tecnologia de rastreamento ocular. Segundo a Maçã, essas ferramentas devem chegar ainda este ano. Isso indica que podem fazer parte do novo iOS 18. Nos próximos parágrafos eu dou mais detalhes sobre esta tecnologia que vai permitir controlar o iPhone sem usar as mãos, além de outros recursos de acessibilidade que também foram anunciados.

Leia também
PPSSPP, emulador de jogos do PSP, chega finalmente na App Store
O retorno da TV a cabo? Comcast lança pacote com Netflix, Apple TV+ e Peacock por preço reduzido

Controlar o iPhone com os olhos

A Apple explicou que o rastreamento ocular vai usar algoritmos de inteligência artificial. Esse avanço vai permitir que pessoas com dificuldades motoras nos braços ou mãos controlem seus dispositivos só com o movimento dos olhos. A câmera frontal dos aparelhos vai fazer um rastreio preciso dos olhos.

Outra boa notícia é que a Apple também confirmou que não será preciso comprar acessórios extras para usar esse recurso. Isso é bom, pois todos nós sabemos como os acessórios da Apple costumam ser caros, mesmo nos mercados internacionais.

Outro recurso de acessibilidade confirmado pela Maçã é que para melhorar a navegação, a assistente virtual Siri vai entender melhor falas diferentes ou atípicas. Isso vai ajudar usuários com deficiência na fala. Pense em pessoas que sofrem com gagueira ou que possuem fissura labial (os famosos fanhos). Essas pessoas serão beneficiadas com este recurso.

Outra novidade é o uso do motor háptico dos iPhones para criar uma experiência musical para quem tem deficiência auditiva. Chamada de Música Hápticas, essa função faz o dispositivo vibrar junto com a música, no mesmo ritmo.

A API do Música Hápticas será lançada em breve. Isso vai permitir que desenvolvedores adicionem a função em mais músicas e talvez até em jogos.

Outros recursos de acessibilidade

Além disso, a Apple anunciou outros recursos de acessibilidade para outros dispositivos:

  • No Apple CarPlay: um detector de sons para surdos, um filtro de cores para daltônicos e controle por voz.
  • No visionOS: legendas em tempo real para surdos.
  • E um recurso para iPad e iPhone que reduz a tontura ao usar os dispositivos em movimento.

Também foi mencionado que a nova Voz pessoal agora suporta mandarim, ajudando pessoas com dificuldades na fala. Para quem não sabe, o recurso “Voz pessoal” é quando o iPhone fala pelo usuário, como se fosse um “porta-voz”.

Esses recursos de acessibilidade provavelmente vão estrear no iOS 18. A expectativa é alta, e a nova versão deve ser anunciada em junho, no evento WWDC 2024, entre os dias 10 e 14.

O futuro iOS 18 pode trazer mudanças grandes, incluindo IA generativa. Mas ainda não se sabe se é a OpenAI ou o Google que vão fornecer a tecnologia para isso. O que sabemos é que os usuários da Apple podem esperar muitas novidades para o iOS 18.

Fonte: Apple

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: