7 em cada 10 brasileiros estão mais preocupados em perder arquivos digitais do que objetos físicos, revela pesquisa

7 em cada 10 brasileiros estão mais preocupados em perder arquivos digitais do que objetos físicos, revela pesquisa

A Western Digital divulgou os resultados de suas Trends de 2023 no Armazenamento de dados da pesquisa latino-americana com o objetivo de conhecer os hábitos dos usuários nas três economias mais importantes da região, Argentina, Brasil e México, em relação ao suporte de informações e uso de dispositivos. O estudo, encomendado pela Western Digital e conduzido pela Ipsos, uma empresa global de pesquisa de mercado, foi divulgado para celebrar o Dia Mundial do Backup em 2023, que é comemorado todo dia 31 de março para aumentar a conscientização sobre os benefícios de armazenar informações de maneira correta e confiável.

A pesquisa foi realizada de forma online com amostragem não probabilística através da plataforma lpsos Digital, com 1.000 casos de alcance nacional por país, homens e mulheres, maiores de 18 anos, de todos os níveis socioeconômicos. O trabalho de campo foi realizado entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2023.

Entre os principais achados da pesquisa, destaca-se que a grande maioria dos entrevistados (86%) sabe o que é um backup e, dos 88% que realmente o fazem, 93% possuem algum dispositivo ou espaço de armazenamento on-line. Por outro lado, 69% dos entrevistados, em média, estão mais preocupados em perder seus arquivos digitais do que em perder objetos físicos.

Em relação à solução de armazenamento que utilizam, embora o armazenamento gratuito on-line/em nuvem seja o principal formato utilizado (53%), seguido de pendrives e cartões de memória, 58% preferem fazer cópias de segurança em dispositivos físicos ou combinar o dispositivo físico com serviços on-line/em nuvem.

Mais dados da pesquisa geral:

  • 8 em cada 10 entrevistados fazem backup com frequência, diária ou mensal;
  • A principal razão apontada por quem não faz backup é por terem dificuldade em fazê-lo (32%), enquanto 24% esquece e outra porcentagem semelhante não considera necessário;
  • Quem prefere fazer backup em dispositivos físicos ou combiná-los com armazenamento on-line, acredita que a vantagem de fazer backup em dispositivos físicos está na certeza de poder acessar seus arquivos quando precisar (61%), na possibilidade de melhor gerenciamento da privacidade de seus documentos (49%) ou em menor exposição a falhas de segurança (37%).

Destaques no Brasil

Dos países pesquisados, o Brasil é aquele onde o maior percentual de pessoas sabe o que é um backup (89%), onde eles são mais realizados (90%) e onde a frequência de backups é maior (9,2 vezes em média por mês), com o maior percentual de backups diários (26%).

Para os brasileiros que não o fazem, os principais motivos são por não saber como fazer (30%), não consideram necessário (28%), esquecem de fazer (24%) ou seus arquivos não são tão importantes (21%).

Você também deve ler!

81% dos brasileiros preferem concluir suas compras pelo smartphone, revela pesquisa

20% dos brasileiros gostariam de “se deletar” da internet, revela pesquisa

Em relação ao tipo de armazenamento que possuem, 54% responderam “gratuito on-line/em nuvem”, enquanto o cartão de memória ficou em segundo lugar com 43% e o pendrive em terceiro lugar com 40%. Nesse caso, destaca-se a preferência por fazer seus backups on-line/na nuvem (47%), ficando abaio a opção por dispositivos físicos, com 31%.

Alinhado com a média geral, 23% dos entrevistados brasileiros preferem combinar soluções usando tanto o armazenamento on-line quanto o uso de dispositivos físicos. Os entrevistados no Brasil também estão mais preocupados em perder arquivos digitais (66%) do que objetos físicos (34%)

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X