YouTube Shorts já conta com mais de 50 bilhões de visualizações diárias

YouTube Shorts já conta com mais de 50 bilhões de visualizações diárias

O Youtube Shorts é uma das soluções do Google para entrar de cabeça nesse novo segmento de vídeos curtos que vem ganhando cada vez mais destaque na internet, principalmente nas redes sociais. E ao que tudo indica tudo está indo bem para a plataforma.

A empresa anunciou que o Youtube Shorts conseguiu ultrapassar 50 bilhões de visualizações diárias no final de 2022, garantindo um crescimento bastante notável, já que no primeiro trimestre desse mesmo ano ela ainda estava na barreira dos 30 bilhões de visualizações diárias.

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Apesar do crescimento, o Instagram e Facebook ainda são destaques do segmento

Youtube Shorts

Quem fez o anúncio foi Sundar Pichai, que é o CEO da Alphabet (a empresa que é atualmente dona do Google). Ele revelou os resultados durante uma conferência de vídeo que aconteceu na semana passada, com o intuito de mostrar os resultados do 4ª trimestre da empresa.

Embora o Youtube Shorts esteja em ascensão e tenha apresentado esse crescimento importante, o Youtube em si acabou gerando um pouco menos em termos de receita quando comparado ao mesmo período de 2021. No final de 2022 a receita foi de US$ 8 bilhões, enquanto no final de 2021 esse valor foi de US$ 8,6 bilhões.

E em relação à plataforma de vídeos curtos, embora o crescimento tenha sido bem considerável, ela ainda se mantém atrás dos principais concorrentes como é o caso do Instagram e do Facebook. As duas plataformas da Meta tiveram, juntas, 140 bilhões de visualizações diárias no mês de outubro do ano passado.

Essa conta é feita com as duas plataformas juntas já que ambas utilizam o mesmo recurso para isso, que é o Reels.

Já em termos de usuários ativos mensais, o Youtube não fica muito para trás. No ano passado a plataforma de vídeos atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos no mês, o que faz com que ela ultrapassasse o TikTok que tem a contagem de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Ainda assim se mantém atrás do Instagram que é o campeão nesse segmento, com 2 bilhões de usuários ativos no mês de outubro de 2022.

Youtube Shorts pode crescer ainda mais com a monetização

Youtube Shorts

O Youtube Shorts é uma plataforma relativamente nova e o fato de estar em “fase de crescimento” indica que esses números podem melhorar com o tempo. Esse otimismo se intensifica ainda mais contando com o fato de que a plataforma vai começar a monetizar os conteúdos a partir de 1ª de fevereiro.

Com isso, muitos criadores ficarão mais interessados em lançar seus vídeos por lá, já que muitos ainda não dão muita bola pro Youtube Shorts principalmente porque até o momento ele não garantia essa vantagem de remuneração.

Depois da chegada dessa monetização, o esperado é que aumente tanto o número de criadores na plataforma como também, claro, de espectadores. Além disso, deverá atrair também mais empresas e investidores, garantindo uma grana extra para a plataforma.

A mudança é muito bem vinda e mostra que o Youtube está conseguindo aos poucos se adaptar ao novo formato que vem se tornando uma tendência. Embora ela mantenha o seu poder no mercado como plataforma de vídeos longos, agora acaba se tornando também uma grande investidora no segmento de vídeos curtos através do Youtube Shorts.

Ela ainda tem a vantagem de já contar com uma grande base de usuários. Aos poucos a plataforma vai ganhando mais recursos e melhorias, como por exemplo no ano passado que começou a testar a adição de links para produtos com o intuito de gerar uma venda direta dentro da própria plataforma.

Lembrando que o Youtube Shorts já pode ser acessado por qualquer usuário tanto pela plataforma nos navegadores quanto por smartphones, ou através de Smart TV com o aplicativo e até mesmo consoles. Enquanto isso as adversárias também crescem nesses dispositivos, lembrando que o TikTok já conta também com um aplicativo para Smart TVs.

Fonte: techcrunch

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