Vídeo mostra o quão barulhento pode ser o fan de um SSD PCIe 5.0

Vídeo mostra o quão barulhento pode ser o fan de um SSD PCIe 5.0

No fim do mês passado chegou ao mercado o primeiro SSD baseado em PCI 5.0. Além do avanço em termos de velocidade de leitura e escrita, SSDs baseados nesse padrão também apresentam uma característica que irá incomodar alguns: dissipação ativa. Em meados do ano passado, Sebastien Jean, diretor técnico da Phison, responsável pelas controladas que equipam muitos SSDs no mercado, já alertara que, devido a elevação no aquecimento, comparado aos modelos PCI 4.0, a nova geração demandará resfriamento ativo em alguns modelos.

Isso coloca em perspectiva dois cenários: o primeiro deles é que é bem provavel que a esmagadoria maioria dos SSDs PCI 5.0 já irão sair de fabrica com um dissipador integrado, e que uma parcela deles também terão um elemento ativo para auxiliar na dissipação, uma ventoinha. Esse é o caso deste primeiro modelo que apareceu no mercado japones, PG5NFZ, da CFD Gaming.

Disponível em opções de 1 TB, 2 TB e 4 TB, o SSD conta com um generoso bloco de dissipação passiva, e ao centro uma ventoinha. Baseado na controladora Phison PS5026-E26, a unidade de estado sólido conta com chips de memória flash 3D NAND TLC da Micron e um buffer DDR4. O fabricante promete velocidades de leitura de até 10 GB / s e velocidades de gravação de até 9,5 GB/s.

Você também deve ler!

Este cooler gigante para SSD promete reduzir a temperatura em mais de 50%

Por que o SSD é melhor que o HD?

Sob carga intensa a ventoinha acoplada ao dissipador pode ser bem barulhenta, conforme é mostrado neste vídeo postado pelo criador de conteúdo @momomo_us que adquiriu este modelo. Aparentemente, o fan opera a 21.000 rotações por minuto. O SSD foi colocado numa placa-mãe ASRock Z790 Steel Legend WIFI. O processador da configuração é o Core i713700K.

Evidentemente, o fan não irá operar de forma tão ruidosa em boa parte do tempo de uso, no cenário de testes reproduzido a unidade foi “estressada” em sua plenitude.

 

O usuário também aproveitou para conduzir testes com o SSD. Abaixo a captura de tela do Crystal Disk Mark rodando o PG5NFZ de 2 TB de capacidade.

É provável que em opções de fabricantes mais tradicionais da indústria soluções melhores sejam implementadas, mas este modelo é um indício que podemos ver ao longo dessa jornada com os SSDs baseados em PCIe 5.0.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X