Recurso de detecção de acidente do iPhone 14 está emitindo diversas chamadas falsas

Recurso de detecção de acidente do iPhone 14 está emitindo diversas chamadas falsas

Uma das novidades mais interessantes reveladas durante o lançamento do iPhone 14 foi a adição de um recurso capaz de detectar quando o usuário do aparelho estiver envolvido em um acidente, chamada de Crash Detection.

O sensor é capaz de identificar quando há mudanças bruscas de movimentação que simulam uma batida e automaticamente acionam os serviços de emergência. A ideia é boa, porém ela acabou se tornando um problema quando começou a emitir alertas falsos.

Leia também:

Huawei Mate 50 Pro e iPhone 14 Pro Max lideram o ranking de smartphones com melhor câmera de selfie
Empresa chinesa lança cópia do iPhone 14 Pro por valor equivalente a menos de R$700

Bombeiros do Japão já receberam mais de 100 chamadas falsas em cerca de 1 mês e meio

iPhone 14

Esse tipo de problema foi identificado em alguns lugares e um dos que recebem mais destaque atualmente é no Japão. De acordo com o corpo de bombeiros de Kita-Alps, Nagano, eles receberam 134 chamadas falsas com o recurso entre o período de 16 de dezembro e 23 de janeiro. A maioria dessas chamadas vieram de iPhones 14 com o recurso.

Essas chamadas falsas acabam gerando prejuízos por causa de uso de recursos dos corpos de bombeiros, além de fazer com que eles percam tempo também, o que não é nem um pouco desejável. A maioria desses alertas falsos foram emitidos quando os usuários estavam esquiando, e a movimentação do esporte acabava gerando uma falsa detecção de acidente.

Eles revelaram que nesse mesmo período a unidade de serviços de emergência japonesa recebeu cerca de 900 chamadas, o que significa que as cerca de 100 chamadas falsas recebidas através do recurso do iPhone 14 representaram mais de um decimo dessa carga de trabalho.

Esportes de inverno e montanhas russas simulam acidentes no iPhone 14

iPhone 14

Porém esse tipo de problema não aconteceu apenas no Japão. Já foram relatados diversos casos de falsos alertas de acidentes pelo iPhone 14 em outros países, principalmente nos Estados Unidos, e a maioria durante a prática de esportes de inverno ou quando os usuários estavam em um parque de diversão andando em uma montanha-russa. Isso porque os trancos do brinquedo e impactos sofridos nesses tipos de atividades acabam alertando o sensor do smartphone da Apple e ativando o recurso.

Vale lembrar que o recurso conta com um processo que ajuda a impedir que isso aconteça. Assim que ele detecta o acidente, o iPhone 14 começa uma contagem regressiva e emite um alerta sonoro para chamar a atenção do usuário. Dessa forma, caso ele não tenha sofrido um acidente ou esteja bem, poderá interromper o processo e impedir que o sistema entre em contato com os serviços de emergência.

Mas pessoas que estão esquiando em locais cheios, com diversas proteções na cabeça ou no meio de uma montanha russa gritando de adrenalina dificilmente conseguem ouvir o alerta, e acabam não se dando conta de que o serviço foi acionado e não cancelam a chamada.

Apesar das chamadas falsas, recurso ainda salva vidas

De acordo com o 9to5mac, a Apple já está entrando em contato com esses serviços de emergência locais que sofreram o maior número de chamadas falsas para tentar mitigar um pouco o problema e compensar o acontecido.

Durante o lançamento do iOS 16.1.2 que acontecer no final de 2022, houve uma nota afirmando que a atualização contava com “otimizações de detecção de falhas nos modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro”. A empresa já tinha aconselhado que as pessoas ativassem o Modo Avião ou desligassem os aparelhos quando fossem andar de montanhas russas.

Mas, mesmo com o envio de diversos alertas falsos, o recurso da Apple ainda é muito importante e tem ajudado muitas pessoas, então esse pequeno problema ainda é dos males o menor. De acordo com a ABC News, o recurso de Crash Detection do iPhone 14 foi ativado durante um acidente de carro na Austrália e permitiu que a polícia pudesse chegar ao local depois de apenas 8 minutos depois da batida, ajudando a salvar as vítimas.

Esse recurso está presente nos modelos de iPhone 14 e iPhone 14 Pro. Além disso, ele também foi lançado para o Apple Watch Series 8, o Apple Watch SE de 2ª geração e o Apple Watch Ultra. A Apple recomenda que ele fique sempre ativado, mas há também a opção de desativar esse recurso indo em Configurações > SOS de emergência e desativar a opção “Ligar após falha grave”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X