Elon Musk deve iniciar testes de chips em humanos no ano que vem

Elon Musk deve iniciar testes de chips em humanos no ano que vem

Elon Musk espera que uma de suas empresas, a Neuralink, comece os testes clínicos em humanos dentro de seis meses. Os testes envolvem um chip cerebral sem fio. A empresa está desenvolvendo interfaces de chip cerebral que, segundo ela, podem ajudar pacientes com deficiência a se mover e se comunicar novamente. O bilionário também acrescentou que um dos objetivos é restaurar a visão.

Com sede na área da baía de São Francisco e em Austin, Texas, a Neuralink tem realizado testes em animais nos últimos anos, buscando a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para iniciar ensaios clínicos em pessoas.

Leia também
Elon Musk revela as principais funções do Twitter 2.0
Elon Musk pretende dar outra chance para contas suspensas no Twitter

Progresso lento mas exponencial

Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano”, disse Musk durante uma atualização pública sobre o novo dispositivo.

Falando para uma multidão de convidados em uma apresentação na sede da Neuralink que durou quase três horas, Musk enfatizou a velocidade com que a empresa está desenvolvendo seu dispositivo.

O progresso, a princípio, particularmente no que se aplica aos humanos, parecerá talvez agonizantemente lento, mas estamos fazendo todas as coisas para aumentá-lo em paralelo”, acrescentou. “Portanto, em teoria, o progresso deveria ser exponencial.

A FDA disse que não pode comentar sobre o status ou a existência de quaisquer aplicações potenciais do produto.

Recuperação da visão e movimentos

As duas primeiras aplicações humanas visadas pelo dispositivo Neuralink serão restaurar a visão e permitir o movimento dos músculos em pessoas que não podem fazê-lo, disse Musk. “Mesmo que alguém nunca tenha tido visão, nunca, como se tivesse nascido cego, acreditamos que ainda podemos restaurar a visão“, disse ele.

A última apresentação pública da Neuralink, há mais de um ano, envolveu um macaco com um chip cerebral que jogava um jogo de computador só com o pensamento.

Musk, que também dirige a fabricante de veículos elétricos Tesla, a empresa de foguetes SpaceX e a plataforma de mídia social Twitter, é conhecido por objetivos elevados, como colonizar Marte e salvar a humanidade. Suas ambições para a Neuralink, lançada em 2016, são da mesma escala.

Ele quer desenvolver um chip que permita ao cérebro controlar dispositivos eletrônicos complexos e, eventualmente, permitir que pessoas com paralisia recuperem a função motora e tratem doenças cerebrais como Parkinson, demência e Alzheimer. Ele também fala em fundir o cérebro com a inteligência artificial.

Sucessivos atrasos

A Neuralink, no entanto, está atrasada. Musk disse em uma apresentação de 2019 que pretendia receber a aprovação regulatória até o final de 2020. Ele então disse em uma conferência no final de 2021 que esperava iniciar os testes em humanos este ano.

A Neuralink perdeu repetidamente os prazos internos para obter a aprovação do FDA para iniciar testes em humanos, disseram funcionários atuais e antigos. Além disso, Musk abordou o concorrente Synchron no início deste ano sobre um investimento potencial depois que ele expressou frustração aos funcionários da Neuralink sobre seu progresso lento, informou a Reuters em agosto.

A Synchron atingiu um marco importante em julho ao implantar seu dispositivo em um paciente nos Estados Unidos pela primeira vez. A empresa recebeu autorização regulatória dos EUA para testes em humanos em 2021 e concluiu estudos em quatro pessoas na Austrália.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X