Até 2027 Samsung estará produzindo chips de 1,4 nanômetros

Até 2027 Samsung estará produzindo chips de 1,4 nanômetros

No início desta semana a Samsung divulgou os seus planos para o segmento de processadores até 2027. E são planos bastante ousados, diga-se de passagem. Para começo de história, a gigante sul-coreana deseja começar a produzir chips de 1,4 nanômetros. Além disso, a empresa pretende também triplicar sua produção de processadores até 2027.

Leia também
13 curiosidades sobre a Samsung
Como funciona a pasta térmica aplicada no processador?

Demanda por processadores deve aumentar

Para atingir objetivos tão ousados, a companhia sul-coreana está construindo mais uma fábrica nos Estados Unidos. A marca já conta com duas unidades fabris em solo norte-americano. Ambas no estado do Texas (cidades de Austin e Taylor). Além disso, a empresa conta também com três fábricas em sua terra natal, a Coreia do Sul.

O investimento em novas fábricas de chips não é nada pequeno. Mas, na visão da gigante sul-coreana, é justificável. Segundo a Samsung, nos próximos anos a demanda por semicondutores deve aumentar consideravelmente.

Afinal de contas, tudo está caminhando para se tornar inteligente. Carros já fazem uso de processadores. Sem falar em servidores, plataformas de inteligência artificial e dispositivos que tornam as casas conectadas, como lâmpadas, alto-falantes, câmeras de monitoramento, fechaduras, etc. Visando esse futuro cada vez mais conectado, a Samsung deseja triplicar sua receita na divisão de manufatura de processadores.

O cronograma até chips de 1,4 nanômetros

A Samsung já tem todo o roadmap traçado para chegar aos chips de 1,4 nanômetros. Confira os prazos abaixo:

  • 2024: Início da produção em massa da segunda geração de chips de 3 nm;
  • 2025: Produção de chips com litografia de 2 nm;
  • 2027: Produção de chips com litografia de 1,4 nm.

Ou seja, serão 5 anos de muito trabalho para os times de pesquisa e desenvolvimento da Samsung. Importante ressaltar que a principal concorrente da Samsung neste setor é a Taiwan Semiconductor Manufactory Company, popularmente conhecida como TSMC.

A TSMC produz semicondutores para diversas empresas. No entanto, eles ainda não iniciaram a produção de chips com processo de litografia de 3 nanômetros. Coisa que a Samsung já conseguiu.

De qualquer forma, a TSMC segue forte no mercado. Para você ter uma ideia, os taiwaneses venceram a disputa com os sul-coreanos e fecharam um contrato com a NVIDIA. Eles serão responsáveis por fabricar os chips das placas de vídeo da série RTX 40. Tais chips serão fabricados em 4 nm.

A importância de diminuir a litografia

Observando o cenário por alto, parece que as empresas estão simplesmente disputando uma corrida para ver quem consegue produzir os menores chips. Mas não é bem assim. Afinal de contas, diminuir o processo de litografia traz inúmeras vantagens.

Caso você não saiba, litografia é o nome que se dá ao processo de fabricação de um processador. Os nanômetros (nm) dizem respeito à distância entre os transistores do processador. Isso significa que cada transistor de um chip está distante um do outro apenas 4 nanômetros, ou seja, bilionésimos de metros. É uma distância tão pequena que é impossível observá-la à olho nu.

Quanto menor a distância entre os transistores, mais deles eu consigo encaixar no mesmo espaço, ou no mesmo Wafer. Wafer são essas placas redondas que vemos constantemente em fotos de fábricas de processadores. Trata-se de uma fina fatia de material semicondutor, em geral, cristal de silício. Portanto, com mais transistores no chip, maior será o desempenho dele.

Além disso, aproximar os transistores melhora também a eficiência energética. Com os componentes tão próximos, diminui-se a perda de energia. E chips que consomem menos são extremamente atrativos para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros aparelhos que dependem de bateria para funcionar.

Fonte: Samsung via Bloomberg

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X