Óculos de realidade aumentada fornece legenda em tempo real durante conversas

Óculos de realidade aumentada fornece legenda em tempo real durante conversas

A Nreal, uma fabricante especializada em óculos de realidade aumentada, anunciou um novo modelo que conta com uma função bastante interessante. O óculos XRAI é capaz de fornecer legendas em tempo real durante conversas, assim o que uma pessoa fala surge como texto para quem o usa.

O dispositivo usa realidade aumentada foi criado por Dan Scarfe, um especialista na área. Segundo ele, o objetivo principal é oferece uma opção confortável para que pessoas que tenham deficiência total ou parcial da audição possam se comunicar melhor com os outros.

Leia também:

Google mostra óculos de realidade aumentada com tradução simultânea
Google estaria trabalhando em novos óculos para realidade aumentada

Óculos de realidade aumentada XRAI ajuda pessoas com deficiência auditiva

realidade aumentada

O mais interessante é que essa ideia surgiu devido a uma situação pessoal na vida do próprio Dan. Ele percebeu que o seu avô tinha bastante dificuldade em manter uma conversa com outras pessoas da família já que ele tem deficiência auditiva. Ao notar essa dificuldade, o fundador da empresa resolveu que ia começar a trabalhar em uma solução para esse problema.

Além de ajudar seu próprio avô, ele consegue oferecer ainda um produto que pode mudar a vida de muitas outras pessoas que tenham esse tipo de deficiência, seja parcial ou total.

Eles planejam lançar o óculos oficialmente ainda esse ano, mais precisamente em setembro, mas ainda não há um dia exato para quando isso vai acontecer. O fundador da Nreal afirma que o Óculos XRAI é apenas um primeiro passo para algo realmente inovador.

“Vamos começar com um pequeno número para provar, obter feedback, entender o que as pessoas gostam, o que não gostam e inovar rapidamente nisso. E então esperamos que, se os ventos estiverem atrás de nós, chegaremos à disponibilidade geral em setembro”

É preciso usar um smartphone como apoio

realidade aumentada

Para usar o óculos XRAI, é preciso que ele esteja conectado a um smartphone pessoal, dessa forma o dispositivo móvel consegue fazer a transcrição. Isso significa que o óculos consegue captar o áudio do ambiente e também oferecem a legenda para quem usa, mas é preciso do smartphones para transformar esse áudio em legenda. Isso acontece através do aplicativo da própria Nreal.

Ele também tem uma certa limitação para uso em locais mais silenciosos, ou seja, pode ainda não ser indicado para locais públicos como restaurantes ou festas, já que tem muitas pessoas falando ao mesmo tempo. Seu serviço de transcrição é baseado no da Alexa. Ainda assim podem ser uma ótima notícia para muitas pessoas.

Ainda que seja para usar dentro de casa ou locais mais tranquilos, pode ser um divisor de águas em situações como do seu próprio avô, por exemplo. Segundo Dan, a deficiência auditiva dele era uma barreira tão grande que ele até mesmo desistia de tentar interagir com as pessoas da família e ficava apenas sentado em silêncio.

“Chegou ao ponto agora em que ele literalmente fica sentado em silêncio. E eu pensei, bem, espere um segundo. Ele assiste TV o tempo todo com legendas. Por que não podemos legendar o mundo?”

Algumas organizações que são voltadas para pessoas com deficiência auditiva, como o Royal National Institute for Deaf People (RNID) e DeafKidz, disseram que o óculos XRAI pode mudar a vida de muitas pessoas.

Fontes: euronews e XRAI

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X