Lenovo revela conceito de notebook sem tela, mas com projetor integrado

Lenovo revela conceito de notebook sem tela, mas com projetor integrado

A LeNovo apresentou um novo design do que seria um notebook inteligente (smart notebook) com um dispositivo conceito chamado de Mozi. Ele traz um computador com um projetor já integrado, além de um teclado físico acoplado, tudo em um tamanho compacto.

Ainda não se sabe se o Mozi realmente verá a luz do dia e será fabricado para o mercado, porém o projeto acabou chamando a atenção. Tanto que ganhou recentemente o prêmio Red Dot Design Award, e é uma forma interessante de ver como o futuro do computador portátil poderá se apresentar.

Leia também:

The Freestyle: Samsung lança projetor portátil inteligente no Brasil
Mac Studio é o novo desktop compacto da Apple com novo chip M1 Ultra

Noteook com projetor e teclado embutido

Os notebooks vêm passando por mudanças com o tempo e diversas fabricantes usam essas mudanças para trazer opções cada vez mais modernas e poderosas. Porém um detalhe vem sendo bastante consistente que é a existência de uma tela e de um teclado físico. No caso da tela, ela pode até se destacada ou usada como tablet, mas na maioria das vezes ela é de LCD ou OLED com alta qualidade de imagem.

Mas o Mozi chega para mudar de vez esse tipo de construção. Isso porque ele não conta com uma tela física e sim com um projetor que é integrado à base. Dessa forma, o usuário poderá usar uma tela para projeção, que é basicamente qualquer superfície branca, ou até mesmo colocar o Mozi de frente para uma parede para ver a sua imagem.

projetor

Um detalhe interessante é que a descrição do conceito no Red Dot se refere a uma “tela separada” para projeção, porém não tem nenhuma imagem do que seria essa tela, então ainda não tem como saber o que significa. O mais provável é que seja uma tela de projeção para ser colocada próxima ao aparelho.

Ainda de acordo com a descrição do produto, o projetor também conta com uma projeção baixa da luz azul, que em excesso pode ser prejudicial à vista. É um detalhe que já vem sendo também cada vez mais visto em outros notebooks, principalmente os de tela física.

A imagem também revela que ele conta com alto-falantes da marca Dolby Atmos, e um botão físico logo acima. O botão parece ser apenas de energia, porém pode contar com um sensor de impressões digitais, embora isso seja apenas uma suposição por enquanto.

projetor

Por fim, ele conta com um teclado extensível, que pode ser deslizado para fora e para dentro, tornando o corpo do computador mais compacto e mais fácil de ser transportado. Na verdade todo o conceito do Mozi é que ele seja de fato um notebook verdadeiramente portátil, fácil de ser colocado dentro de uma bolsa ou mochila e sem ocupar muito espaço.

Preço e disponibilidade

Ainda não há informações sobre as especificações de hardware do aparelho, o preço que ele será vendido (caso seja) ou disponibilidade para o mercado. Ainda também não há informações nos sites da LeNovo ou da Hefei LCFC Information Technology, então ainda é considerado um dispositivo conceito por enquanto.

Na Red Dot, é possível ver essa descrição do aparelho:

“MOZI é um notebook inteligente que exibe a imagem por projeção com uma baixa proporção de luz azul. Ele consiste na unidade de computador com um teclado totalmente extensível e uma tela separada na qual o conteúdo é projetado. Alternativamente, outra superfície adequada, tal como uma parede, pode ser usada como área de projeção. No final do uso, o teclado é empurrado para dentro da unidade de computador onde é armazenado com segurança graças aos ímãs”

Fonte: red dot

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X