Morre aos 76 anos Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes da história

Morre aos 76 anos Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes da história

Brilhante, exemplo de superação, um dos símbolos responsáveis por aproximar a física da cultura pop, esse é um dos adjetivos que podem ser atribuídos a Stephen Hawking, físico com um trabalho reverenciado e atemporal morre aos 76 anos de idade. 

Stephen William Hawking, de acordo com um porta-voz da família morreu em casa, detalhes ainda não foram revelados. O que foi declarado é que ele morreu pacificamente em casa durante as primeiras horas desta manhã em Cambridge, Inglaterra. 

Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 no Reino Unido e já aos 21 anos de idade foi diagnosticado esclerose lateral amiotrófica (ALS), doença que paralisava boa parte dos seus movimentos. Hawking teve que conviver por décadas com a limitação física, mas que nunca se tornou mental, já que sempre se manteve produtivo. Para se comunicar utilizava um dispositivo de geração de voz digital.

“Eu usei um sistema que eu tive dificuldade em gerenciar por 20 anos” , disse Hawking em 2014, quando anunciou publicamente, junto com a Intel, os avanços do ACAT (Assistive Context-Aware Toolkit) , trabalhando com os movimentos do músculo da bochecha, transferindo-os para um programa de síntese de um programa de voz que, em tempo real, aproveita muitas das previsões do sistema SwifKey. Esse dispositivo se tornou uma das marcas registradas das aparições públicas de Hawking.

A carreira de Hawking é extremamente rica e densa, ele é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é teorias e pesquisa sobre teoria da relatividade, física quântica e buracos negros, e sua parceria com o matemático Roger Penrose O conceito de radiação térmica emitida por buracos negros, leva seu nome, radiação Hawking, responsável por elaborar os argumentos teóricos em 1974.

No campo literário Hawking também marcou forte presença. Um dos seus livros mais famosos é Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, lançado em 1988. Este livro com mais de 20 milhões de cópias vendidas já foi traduzido para 37 idiomas (incluindo o português).

A história de sua vida também serviu de inspiração para a sétima arte, com o lançamento do filme “a teoria de tudo”, de 2014, que inclusive gerou o Oscar de melhor ator para Eddie Redmayne. Em comunicado o ator disse: perdemos uma mente realmente bonita, um cientista surpreendente e o homem mais divertido que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e meus pensamentos estão com essa extraordinária família.

O roteiro do filme foi baseado no livro escrito por Jane Wilde, companheira de Hawking de 1965 a 1995. Ela esteve ao lado do renomado físico durante todo o processo de evolução do seu estado clínico, Hawking chegou a declarar que Wilde lhe deu um sentido para viver.

Entre suas conquistas e reconhecimentos, destacam-se 12 doutores honoris causa , seu reconhecimento como parte da Ordem do Império Britânico, bem como um prêmio Príncipe das Astúrias para Concord. Além disso, foi membro da Royal Society de Londres, da Pontifícia Academia das Ciências e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Sua contribuição na discussão de assuntos relevantes sobre o progesso da tecnologia, principalmente no campo da inteligência artificial, sempre foram bastante comentados. Hawking afirmava que o crescimento da inteligência artificial provavelmente vai estender a destruição de empregos profundamente nas classes médias, com apenas os papeis mais cuidadosos, criativos e de supervisão sobrarão, e que é preciso ter cautela para que a IA não tome o lugar dos humanos.

Lucy, Robert e Tim, filhos de Hawking, soltaram uma nota em relação a essa grande perda:

“Nós estamos profundamente entristecidos que nosso amado pai faleceu hoje. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverá por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilhantismo e senso de humor inspiraram pessoas ao redor do mundo. Ele disse uma vez: ‘não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama’. Nós vamos sentir sua falta para sempre.”

Seu empenho e legado transcendental podem ser resumidos com uma frase dita pelo próprio Hawking: “Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas.”


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X