IBM anuncia computador do tamanho de um grão de sal para alavancar blockchain e IA

IBM anuncia computador do tamanho de um grão de sal para alavancar blockchain e IA

A IBM anunciou simplesmente o menor computador do mundo, do tamanho de um grão de sal, essa criação tem como objetivo melhorar alguns campos como a blockchain ou suporte para tarefas básicas da AI. Esse é o primeiro computador a entregar um processador baseado numa litografia de 7nm.

Ao invés de componentes de ponta, do que vemos de lançamentos do mercado, essa criação da IBM tem o poder computacional de um processador x86 dos anos 90. A medida do chip é 1×1 milímetros. Dentro do chip, encontramos uma SRAM (Static Random Access Memory), um LED e fotodetector

Cerca de 1 milhão de transistores compõe esse chip que pode ajudar no rastreamento de produtos ou o que a empresa chama de âncoras criptográficas: sistemas para certificar a autenticidade de um objeto, seja medicamentos, alimentos, objetos de luxo, etc. Por enquanto esse computador ainda é um protótipo. A previsão, de acordo com a IBM em declaração ao site Mashable, é que chegue ao mercado nos próximos anos.

“Nós próximos cinco anos, as âncoras criptograficas, como pontos de tinta ou pequenos computadores menores que um grão de sal, serão integrados em objetos e dispositivos comuns,” afirmou Arvind Krishna, chefe de pesquisa da IBM.

Segundo a companhia o custo de produção será de menos de 10 centavos. Esse computador será apresentado durante a conferência IBM Think 2018, que começou ontem e vai até quinta-feira (22).


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X