Falso voucher para a Páscoa afeta mais de 330 mil brasileiros em dois dias

Falso voucher para a Páscoa afeta mais de 330 mil brasileiros em dois dias

Mais um golpe está rondando pelo WhatsApp e Facebook. Aproveitando o ensejo que a Pascoa está se aproximando, está rolando um falso voucher de R$ 800 para a compra de chocolate. A descoberta foi feita pela DFNDR Lab, laboratório da empresa brasileira de segurança PSafe. Os especialistas da empresa de segurança digital também alertam para a criação de páginas falsas no Facebook com a intenção de imitar grandes redes varejistas e de comércio de doces para levar os usuários a sites de falsas promoções de Páscoa contidos nos posts.

Para passar credibilidade, os links maliciosos solicitam que o usuário responda às seguintes perguntas: “Qual presente é comum receber na Páscoa?”, “O coelho da Páscoa simboliza o quê?” e “Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?”. Ao responder as perguntas, independentemente das respostas fornecidas, e aceitar o suposto presente, o usuário autoriza o recebimento de notificações de hackers em seu celular.

“Tanto a URL  que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito das vítimas”, ressalta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Para não cair nessas ameaças, o especialista afirma que é preciso adotar soluções de segurança que disponibilizam a função de bloqueio anti-phishing,  “Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer”, afirma Simoni.

A DFNDR Lab desenvolveu um serviço de verificação de links que diz na hora se um endereço da Web é ou não confiável. Clique aqui para acessar.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X