13 falhas graves de segurança foram encontradas nos processadores Ryzen da AMD

13 falhas graves de segurança foram encontradas nos processadores Ryzen da AMD

Em meio a comemoração do primeiro ano de mercado da linha de processadores Ryzen, a AMD, assim como a Intel, está enfrentando acusações sobre falhas gravíssimas em seus processadores. Embora Meltdown e Spectre, que ficaram conhecidas como falhas que afetam em maior escala as CPUs da Intel, também afetem a AMD, o problema da vez nem é esse, estamos falando de 13 novas vulnerabilidades encontradas, que afetam especificamente a microarquitetura Zen, descobertas pela empresa de segurança israelense CTS-Labs.

A proporção desse anúncio é realmente gigantesca, já que de acordo com a CTS-Labs as falhas afetam todas as linhas Ryzen, dos modelos voltados para o mercado de desktops aos de servidores, passando até pelos que contam com vídeo integrado, as APUs, já que todos são baseados na microarquitetura Zen.

As 13 vulnerabilidades foram agrupadas em 4 classes: Masterkey, RyzenfallFalloutChimera. 

MasterKey:

Essa primeira vulnerabilidade toma o controle do processo de inicialização segura da máquina, fornecendo ao invasor o controle sobre que programas podem ser executados a inicialização, e partir daí também é possível desabilitar os recursos de segurança do computador. Com essa falha é possível se infiltrar na Virtualização Criptografada Segura (SEV) e no Módulo de Plataforma Confiável de Firmware (fTPM).

Linhas afetadas: Ryzen, Ryzen Pro, Ryzen Mobile e EYPC

Ryzenfall:

Dados sensíveis do usuários como senhas ficam expostas com essa falha. A falha permite ignorar o Windows Credential Guard para que o atacante possa obter acesso as senhas e até chaves de criptografia. A longo prazo a CTS-Lab diz que essa falha poderia resultar em um risco de espionagem industrial:

Linhas afetadas: Ryzen, Ryzen Pro e Ryzen Mobile

Fallout:

Similar ao Ryzenfall, a falha Fallout permite que os invasores acessem seções protegidas, como o Credential Guard. Essa vulnerabilidade é especificamente voltada para os processadores EYPC, destinados ao setor corporativo.

Linha afetada: EYPC

Quimera:

O invasor pode usar essa falha para instalar por exemplo um Keylogger, e captar tudo o que o usuário digita. No caso da Quimera o próprio chipset dos processadores Ryzen facilita o trabalho do cibercriminoso. Como o tráfego de rede, como Wi-Fi passa pelo chipset, o usuário poderia usar desse fato a infecção.

Linhas afetadas: Ryzen e Ryzen Pro.

 

Uma curiosidade estranha de uma revelação dessa magnitude é que a CTS-Lab avisou a AMD em menos de 24 horas do anúncio oficial. Só como base comparativa, os pesquisadores do Google Project Zero alertaram a Intel sobre as falhas Meltdown e Spectre com 90 dias de antecedência,

A AMD já se pronunciou dizendo que já está avaliando esse anúncio bombástico da CTS-Lab, e reforçou que a segurança é uma prioridade e que estão trabalhando para garantir a segurança de seus usuários à medida que novos riscos surgirem.

Para maiores informações acesse o hotsite que a CTS-Lab fez especialmente para a revelação das falhas.

Você também deve ler!

OPINIÃO: Revelação das falhas de segurança dos processadores Ryzen é envolto em mistério e muito amadorismo


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X