Preço das placas de vídeo continuará subindo ao longo de 2018

Preço das placas de vídeo continuará subindo ao longo de 2018

Como já explicamos aqui a mania pela mineração de criptomoedas é um dos motivos para o preço das placas de vídeo estarem tão elevados. A RX 580 da Gigabyte que em agosto do ano passado podia ser encontrado por R$ 1.649 está sendo vendida no momento por R$ 2.049, de acordo com dados da ferramenta de comparação de preços ZOOM. A procura é tão grande que a NVIDIA já aconselhou aos lojistas que limitem o número de VGAs vendidas aos mineradores, já que suas placas GeForce são direcionadas ao público gamer, que está sendo prejudicado.

Em declaração ao site PC Gamer, Brian Hutchins, responsável pelo e-commerce americano Massdrop, o preço das placas de vídeo continuarão subindo ao longo de 2018. A previsão de estabilidade é somente para o terceiro trimestre de 2018.

Além da questão dos mineradores de criptomoeda, Hutchins, que recebeu representantes da NVIDIA para debater essa questão, diz que que todos os novos smartphones da Samsung e Apple utilizam os mesmos chips de memória das placas de vídeo, baseados em NAND, e que ambas estão dispostas a pagar mais para receber em primeira mão e na quantidade que precisam para suprir a demanda dos smartphones, e que isso dificulta que a MSI, Gigabyte, ASUS e EVGA, montem suas placas de vídeo.

Os smartphones topo de linha utilizam hoje em dia DDR4 enquanto nas placas de vídeo falamos mais de GDDR, principalmente GDDR5, porém como em ambos os casos estamos tratando de chips baseados em memória Flash NAND, os fabricantes estão priorizando os contratos polpudos da Apple e Samsung.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X