Dell ainda não confia na integração Windows 10 + chips ARM

Dell ainda não confia na integração Windows 10 + chips ARM

Chips ARM, mais precisamente os da família Snapdragon, além dos smartphones mais badalados do mercado, também poderão ser encontrados em notebooks com Windows 10, graças a parceria entre a Qualcomm e a Microsoft, que estão apostando no conceito “PCs sempre conectados”. Além da presença de um chip Qualcomm, esses computadores apostam em outros dois pilares: conectividade LTE e uma autonomia de bateria bem pomposa, ultrapassando 20 horas.

Alguns fabricantes já anunciaram notebooks que apostam nesse conceito: ASUS, HP e Lenovo. Porém a Dell, que conta com 15.7% de quota no mercado de computadores, não aderiu

PCs já anunciados que seguem o conceito sempre conectado da Qualcomm e Microsoft:

ASUS NovaGo

Lenovo Miix 630

HP Envy x2

 

O retrospecto de fracasso da Microsoft, com o Windows RT e Windows Phone, contribuem para que a Dell não dê passos maiores que a perna. Em um evento na Alemanha, representantes da norte-americana disseram que preferem esperar para comprovar se essa dobradinha de chips ARM + Windows 10 realmente cumpre o que promete, tanto em desempenho que atenda o usuário, tanto na autonomia de bateria prometida.

Embora cite o Windows RT como fiasco (já que rodava apenas aplicações pré-instaladas ou aquelas encontradas na Windows Store), a questão dessa nova aposta permitir que aplicações x86 sejam emuladas, em virtude de uma tecnologia chamada “Cobalt”, que vem sendo desenvolvida desde 2013. 

A desconfiança da Dell aparece justamente nesse ponto, com a emulação de aplicações x86 impactando diretamente na performance e a autonomia prometida. Don McGuire, gerente de marketing da Qualcomm, em declaração ao site MSPowerUser, garante que a autonomia da bateria não é comprometida.

Enquanto não embarca nesse mercado, a Dell apostará suas fichas numa alternativa da Intel. Basicamente são notebooks convencionais com a adição de um cartão eSIM para oferecer conectividade 4G ao aparelho.

Os primeiros “PCs sempre conectados” contam com o SoC topo de linha do ano passado, o Snapdragon 835. De acordo com o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, ainda em 2018 (provavelmente no segundo trimestre de 2018) serão lançados os primeiros notebooks com seu sucessor, o Snapdragn 845.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X