Solução via hardware contra Meltdown e Spectre será adotada pela Intel nas próximas gerações

Solução via hardware contra Meltdown e Spectre será adotada pela Intel nas próximas gerações

O CEO da Intel, Brian Krzanich, declarou durante a apresentação do resultado fiscal de 2017, que correções “no silício”, isto é via hardware, serão aplicadas nos próximos processadores que serão lançados, provavelmente pelo fim de 2018, para proteger as CPUs Core das falhas de segurança Meltdown e Spectre, descobertas pelo pesquisador alemão de 22 anos Jann Horn, que integra o Google Project Zero.

Durante o primeiro comunicado divulgado em relação ao impacto dessas vulnerabilidades em seus processadores, a Intel fez questão de frisar que não se tratava de um erro de design dos seus processadores, porém, na prática não é bem assim, e os tais patches via software ainda estão bastante imprecisos, em algumas gerações como a Haswell (4ª geração Intel Core) e Broadwell (5ª geração Intel Core), há casos de máquinas reiniciando. O “pai do Linux”, Linus Torvalds, classificou esses patches como “lixo”.

Com essa revisão via hardware, a Intel quer eliminar a necessidade que nos novos processadores que irão chegar ao mercado, o usuário tenha que instalar algum patch, o objetivo é retirar o processador da caixa, instalar, e as questões de segurança já estejam devidamente aplicadas.

Embora o discurso seja bonito, quando revisitamos alguns pontos, vemos que essa corrida pela assistência ao consumidor realmente só acontece quando o problema ganha repercussão na mídia, e os investidores manifestam seu descontentamento. A Intel lançou a 8ª geração Intel Core (Coffe Lake) mesmo sabendo das falhas de segurança. Esses usuários que adquiriram um processador tão recente (lançada em setembro do ano passado) irão ficar de fora de todo esse “empenho” nas aplicações via hardware, tendo que se contentar com os patches, que muitos especialistas em segurança consideram apenas um remendo, e não uma solução definitiva. 

O CEO da Intel também afirmou que todos os seus funcionários estão trabalhando para trazer as melhores soluções para os processadores que já estão no mercado.

Brian Krzanich, CEO da Intel

A conclusão que fica é que realmente há um erro de design nos processadores, eles precisam ser reprojetados, e sim, isso será aplicado nas próximas microarquiteturas. Mas, e os que já estão no mercado? Realmente patches via software corrigem o problema? Do lado da Intel, eles fazem questão de destacar que é possível chegar em algo significativo mesmo por sodtware, já de quem olha de fora, não bota muita fé nesse otimismo todo. 

Você também deve ler!

Meltdown e Spectre: segurança não está contra a produtividade – por Cleber Brandão, gerente da Blockbit Lab

Atualização que corrige brecha de segurança dos processadores Intel interfere no desempenho? Fizemos o teste

 


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X