AMD lança software que integra e melhora a performance das unidades de armazenamento nas CPUs Ryzen

AMD lança software que integra e melhora a performance das unidades de armazenamento nas CPUs Ryzen

Além dos HDs e SSD é bem fácil encontrar unidades de meio termo, que unam a o custo por giga mais em conta dos discos rígidos unidos com uma pequena parcela de memória Flash NAND, dos SSDs, para trabalhar como cache, colocando ali a execução dos aplicativo mais utilizados pelo usuário, reduzindo o tempo de carregamento quando comparado com HDs bem básicos. Esse é o caso dos SSHDs, as unidades híbridas.

A AMD juntamente com a Enmtus, conhecida por soluções de armazenamento high-end, quer viabilizar essa questão híbrida através de um software chamado FuzeDrive, projetado para suas CPUs Ryzen.

Compatível com os chipsets B350, X370 e X399, o que consequentemente engloba as linhas Ryen 3, 5, 7 e os Threadripper, o FuzeDrive, é um software que analisa as unidades de armazenamento disponíveis, do mais rápido, como, por exemplo SSDs baseadas na memória 3D X Point aos tradicionais HDs, e realiza uma combinação, uma integração entre elas, criando um único volume, e através do gerenciamento e aprendizado da máquina (Deep Learning) irá melhorar a performance em tarefas como o boot do sistema e carregamento dos softwares.

Funciona assim: vamos supor em sua máquina há um HD de 2 TB e um SSD de 128 GB. A primeira coisa que o FuzeDrive é unir essas unidades, transformando em uma única unidade, e em seguida analisar os processos da máquina e a melhor forma para tornar tudo mais rápido.

Por exemplo, arquivos responsáveis pela inicialização do sistema operacional serão movidos para a unidade de armazenamento mais rápida disponível, que no caso é o SSD, reduzindo o tempo de boot. Similar ao que acontece com a tecnologia Adpatative Memory, presente nos SSHDs da Seagate, o FuzeDrive também analisa os dados mais utilizados pelos usuários, movendo-os para a unidade de armazenamento mais rápida.

A AMD explica que essa tecnologia melhora o desempenho do sistema, reduzindo os tempos de carregamento dos softwares, jogos e arquivos, além do software ser dinâmico. O ganho de performance aumentará caso o usuário faça a troca por uma unidade ainda mais rápida. 

Além de HDs e SSDs (inclusive os NVMMe), é possível adicionar a RAM para intensificar ainda mais o rendimento, através da função FuzeRAM. É possível adicionar até 2 GB na versão FuzeDrive Basic (US$ 19.99) e até 4 GB no FuzeDrivePlus (US$ 59.99).

Não é necessário reinstalar o sistema operacional para que o gerenciamento do FuzeDrive e o reconhecimento de novas unidades seja feito. Por enquanto o software suporta apenas SSDs de até 128 GB e HDs de até 2 TB. Apenas duas unidades podem ser mescladas. Por exemplo: HDD + SSD, SSD + SSD, etc. O FuzeDrive é compatível apenas com Windows 10.

A AMD divulgou um slide mostrando uma configuração baseada em Ryzen 5 com um HD Seagate Barracuda de 500 GB, em comparação com o mesmo Ryzen 5 com o HD, mas dessa vez combinada com um SSD Samsung 950 Pro, gerenciadas pelo FuzeDrive. Confira abaixo:

Para maiores informações acesse o site oficial.


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X