Intel se pronuncia e diz que grave falha de segurança de seus processadores também pode ser encontrada na concorrência

Intel se pronuncia e diz que grave falha de segurança de seus processadores também pode ser encontrada na concorrência

Imagine o quebra-cabeça que a equipe de comunicação da Intel teve que resolver nos últimos dias, já que obrigatoriamente a companhia teria que se pronunciar sobre a repercussão mundial da falha segurança encontrada em seus processadores.

Como se não bastasse o problema tem um agravante gigantesco: um simples update do microcodigo não corrige o problema, é necessário que essa atualização venha das empresas responsáveis pelos sistemas operacionais, já que a falha está relacionada com a capacidade de cibercriminosos acessar o kernel do sistema e consultar entre outras coisas as senhas dos usuários. Com a correção o desempenho dos processadores acaba sendo comprometido. Então não tem muito para onde correr: a brecha de segurança sai mas a queda de performance chega.

A enxurrada de críticas do público e imprensa pra cima da Intel, fez com que no comunicado oficial a gigante de Santa Clara, pontuasse que essa ideia que somente seus processadores sofrem com o problema está incorreta, e que CPUs de outros fabricantes também são suscetíveis a essa falha, e negou veementemente que o problema seja uma falha de design de seus processadores.

A Intel também ressaltou que já está trabalhando diretamente com os fornecedores de sistemas operacionais e empresas de tecnologia como AMD e ARM para o mais rápido mitigar a falha. 

Em relação à questão da queda de performance do processador que pode variar entre 5% e 30% a Intel diz que isso depende da carga de trabalho do computador e que para um usuário médio o impacto não deve ser tão significativo, e que isso será atenuado com o tempo.

A Intel espera na semana que vem revelar mais detalhes juntamente com as medidas e a implantação das atualizações necessárias além de análises dos efeitos que esse problema pode ter no mundo.

Em declaração ao site Axios, a ARM confirmou que algumas de suas arquiteturas de chips podem ser afetadas, incluindo alguns de seus processadores Cortex-A.  

Devido as diferenças de arquitetura a AMD classifica que nesse caso o risco de seus processadores serem afetados por essa falha é próximo a zero.

As empresas ainda estão digerindo o problema, realmente a proporção dessa falha ficará mais clara nas próximas semanas. No momento o que elas estão fazendo é se pronunciar e correr contra o tempo para resolver. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X