Vazam na internet mais de 1,4 bilhão de senhas de sites como Netflix, Myspace, Linkedin, entre outros

Vazam na internet mais de 1,4 bilhão de senhas de sites como Netflix, Myspace, Linkedin, entre outros

Em dezembro do ano passado o Yahoo revelou que devido a um ataque hacker 1 bilhão de cadastros da sua base haviam sido comprometidos. Nesse universo de vazamento de dados cadastrais cada novo episódio é mais impactante, ainda mais na Dark Web. A empresa de segurança 4iQ, descobriu um arquivo de 41 GB, nessa parte obscura da web, com impressionantes 1,4 bilhão de logins e senhas em serviços como Netflix, Linkedin, Myspace, Minecraft, YouPorn, Last.FM, Badoo, Myspace, Pastebin, Zoosk, RedBox, Runespace, Anti Public e Exploit.in.

Esse arquivo foi atualizado pela última vez em novembro do ano passado e reúne uma coleção de 252 falhas de segurança. O Linkedin, por exemplo, explica que os dados desse “pacote” não são novos, ele conta com informações referentes ao ataque que a empresa sofreu em 2012 e que veio à tona em 2016. Essa é uma característica dos ataques relacionado com vazamento de informações, o problema ocorre bem antes que a empresa em questão acaba descobrindo. A estimativa da 4iQ é que apenas 14% das informações dessa base de dados sejam novas.

Essa imensa base de logins descoberto pela 4iQ no dia 5 de dezembro reforça que muitos usuários mundo afora continuam criando suas contas com senhas ridículas: em mais de 9 milhões de contas a senha era 123456; em mais de 3 milhões de cadastros a senha era 123456789 e em mais de 1,5 milhão de contas foram utilizadas a sequência de letras “qwerty”.

Para piorar a situação, de acordo com o The Hacker News, já existe um arquivo torrent circulando na web com essa base de dados. Uma boa dica para saber se o seu cadastro está envolvido com esses problemas com vazamento de dados é acessar o site Have I Been Pwned e inserir seu e-mail para consultar se alguma senha associada ao endereço foi comprometida.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X