Haven, aplicativo de segurança desenvolvido por Edward Snowden, chega ao Android

Haven, aplicativo de segurança desenvolvido por Edward Snowden, chega ao Android

Edward Snowden é um daqueles caras que jamais terá uma vida normal novamente. Esse norte-americano de 34 anos, ex-analista da NSA, a Agência de Segurança Nacional, ficou mundialmente conhecido por ser o delator da agência, expondo em 2013 por intermédio do jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian, como o governo americano detém diversas técnicas e programas especiais para vigiar o mundo. 

Edward Snowden

Desde então Snowden teve que arcar com as consequências, se exilando, aparecendo somente em momentos esporádicos em entrevistas via telepresença. O herói por alguns e vilão para outros vem agora com uma nova iniciativa, o Haven, um aplicativo que promete ser um vigilante para os smartphones Android, que são sempre apontados como uma ferramenta e tanto para que espertinhos (sejam eles do governo ou não) invadam nossa privacidade.

O Haven, é um projeto de código-aberto, que faz parte do The Guardian Project e a Freedom of the Press Foundation, e foi desenvolvido para que jornalistas, ativistas de direitos humanos e outros que estejam em risco utilizem um app que proteja realmente o dispositivo.

Clique aqui para baixar

Voltado para dispositivos com sistema Android o app, que ainda está em fase Beta, utiliza diversos sensores presentes no aparelho (câmera, sensor de luminosidade, microfone, acelerômetro, entre outros), para monitorar e “caçar espiões”. Quando, por exemplo, a câmera detecta algum movimento ou o microfone sinaliza som, o app começa a realizar a gravação, inclusive é possível configurar outro smartphone para que avisos sobre um invasor sejam enviados. Todo o conteúdo capturado é gravado diretamente no dispositivo. Um log com todo o retrospecto das gravações também pode ser acessado pelo usuário.

Para maiores informações acesse o site oficial do Haven

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X