“Gatonet” está presente em 3 milhões de residências no Brasil

“Gatonet” está presente em 3 milhões de residências no Brasil

De acordo com dados revelados por  Antonio Salles Neto, consultor da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), cerca de 3 milhões de residências no Brasil contam com “gatonet”, o termo que se tornou popular para definir as TVs por assinatura clandestinas. Com esse número de usuários o prejuízo anual para o setor de televisão por assinatura é de cerca de R$ 6 bilhões.

Indo além da gatonet, o executivo diz 50% dos usuários de internet no Brasil acessam sites de conteúdo ilegal, principalmente aqueles que disponibilizam filmes e séries de forma ilegal. Ísis Moret Valaziane, advogada do escritório Kasznar Leonardos, especialista em direito autoral, diz que essa avalanche de séries estrangeiras de enorme sucesso contribui para que o acesso ilegal ao conteúdo cresça:

“As empresas não estão conseguindo acompanhar a velocidade da demanda do consumidor por esse tipo de conteúdo, que virou um meio de interação social. As pessoas têm a sensação de que não podem esperar para tal episódio chegar ao país via transmissão legal, porque vão ficar sem assunto com os amigos. Então, buscam esse conteúdo em sites de streaming piratas.”

Além da pirataria, novas formas de desfrutar o conteúdo, como as plataformas de streaming, também estão minando as TVs por assinatura, que vem perdendo um grande número de assinantes continuamente. Dados da Anatel revelam entre maio de 2016 e 2017 houve uma redução de 262.565 assinantes de TV paga.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X