Site do Governo de SP estava minerando criptomoedas através PC de seus visitantes

Site do Governo de SP estava minerando criptomoedas através PC de seus visitantes

Uma situação bizarra envolvendo o Governo de São Paulo veio à tona ontem (09), graças a uma descoberta do chileno Felipe Hoffa, desenvolver do Google. Ele descobriu que o site da instituição governamental, o portal Cidadão.SP, estava usando a capacidade de processamento do PC de seus visitantes para minerar a criptomoeda Monero, através do script Coinhive, a mesma técnica utilizada mundo afora, como, por exemplo, no site The Pirate Bay, que vem testando essa mineração via browser como uma nova forma de monetização.

Hoffa, através da sua conta no Twitter, alertou que ao examinar o código-fonte do site do Governo de SP era encontrado o script Coinhive. Ainda não se sabe quem colocou o código, talvez um funcionário mal-intencionado, e muito menos por quanto tempo o código estava presente na página

 

O desenvolvedor ainda divulgou um dado interessante: mais de 1000 sites utilizam essa forma de mineração via navegador. Essa informação serve como um excelente complemento para o levantamento da  Adguard Adblocker, que enfatiza que mais de 500 milhões de usuários já foram afetadas pela mineração oculta de criptomoedas em sites.

Posição oficial do Governo de São Paulo:

“O Portal Cidadão.SP segue operando normalmente. Em razão de uma falha pontual já superada, o código fonte da referida página foi atualizado. A medida não resultou em prejuízos à prestação de serviço população.”

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X